Rodrigo Moraes fala sobre campanha e afirma: “2028 nos aguarda”
O deputado estadual Rodrigo Moraes (PL) recebeu a reportagem do JP em seu gabinete na última terça-feira (05) e, em entrevista, falou sobre a campanha eleitoral em que ficou em segundo lugar com 25.897 votos, sobre o trabalho na Assembleia Legislativa e seu futuro político.
“A gente trabalhou com bastante transparência, levando propostas para a população. Fomos atingidos de maneira muitas das vezes até baixa pelos adversários, mas a gente viu o sentimento das pessoas querendo a renovação e a mudança. E isso foi mostrado nas urnas”, disse Moraes.
“Hoje eu ando pelas ruas e sinto esse sentimento das pessoas, que queriam que Itu tivesse um caminho diferente. Mas vamos manter nossa persistência, conversando com as pessoas, agora com mais força política, mais representação”, prosseguiu.
Questionado sobre o que faltou para a vitória, o deputado acredita que pode ter sido “um detalhe”. “Nós andamos pelas ruas, tínhamos um grupo forte, elegemos quatro vereadores. Nós trabalhamos. O presidente Bolsonaro esteve em Itu, várias lideranças políticas vieram para nos ajudar. Pode ter sido algum detalhe, mas eu não tenho aqui para dizer qual foi esse detalhe”.
A entrevista com Rodrigo Moraes foi antes da decisão do TRE-SP que rejeitou os recursos da oposição contra a candidatura do prefeito eleito Herculano Passos (Republicanos). Na oportunidade, ele disse que sua equipe estava atenta às questões jurídicas e que é “uma pena Itu passar por isso”. “Acreditamos na Justiça e vamos aguardar os próximos movimentos”.
O deputado também comentou uma crítica que sofreu durante a campanha: a de que não havia destinado emendas suficientes para Itu, enquanto outras cidades receberam mais. Ele garantiu que vai dar mais visibilidade para os recursos enviados no decorrer do mandato, principalmente agora que ganhou mais visibilidade com a candidatura a prefeito. Mas reforçou que teve dificuldades com a Prefeitura no envio das emendas, o que espera mudar agora.
Sobre os vereadores eleitos pelo seu grupo, o deputado espera manter a parceria com eles através de seus mandatos. “Com certeza eles podem contar comigo 100% e espero poder contar com eles para continuar esse projeto, que é vitorioso”, disse o parlamentar.
Rodrigo Moraes comentou também o atrito que teve com o atual prefeito Guilherme Gazzola (PP) pelas redes sociais recentemente. “Eu estava na minha, estava quieto. É do meu perfil. Mas ele fez um comentário que eu achei muito chato, e acabei rebatendo. Mas são coisas na política que a gente não pode dar muita trela. O momento é de olhar para a cidade, não ficar com picuinhas políticas e seguir em frente”, disse.
Avanço da direita
O comentário de Gazzola continha críticas aos extremos políticos, em especial à direita. No pleito municipal deste ano, o “centrão” foi o grande vitorioso, com a direita (representada pelo PL) vindo em seguida. “O crescimento do PL foi evidente, mostrou uma força do presidente Bolsonaro. Onde ele esteve, se o candidato não se elegeu, cresceu o seu percentual de forma astronômica”, afirmou o deputado, se colocando como exemplo desse crescimento.
Para o futuro, ele acredita que a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos pode influenciar nas eleições brasileiras de 2026, já que o povo quer uma mudança na forma de gestão. “O Brasil tem tudo para se desenvolver, para crescer, e as pessoas querem, sim, a valorização dos princípios e dos valores, e eu vejo que a direita avançou bastante”, declarou.
Rodrigo tem dado apoio ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Alesp, votando a favor da agenda de privatizações do Governo Estadual – inclusive de escolas. Sobre isso, ele diz que a privatização é para otimizar as construções das unidades escolares, já que a máquina pública tem suas burocracias.
“Tudo que for para o progresso, para melhorar o serviço público, eu sou a favor. Estou do lado do governador Tarcísio, vou continuar sendo base do governo, e eu não vejo impedimento nenhum nessas ações”, afirmou o parlamentar, destacando ações como o pacote de concessões da Rota Sorocabana, que irá, segundo ele, trazer melhorias para as rodovias da região.
Para o futuro, Rodrigo Moraes diz que o eleitor ituano pode esperar por muito trabalho. “Eu estou muito feliz e motivado. Vou trabalhar muito pela nossa cidade e agora podendo falar de forma mais próxima da população”, disse o deputado, que vai concorrer novamente ao cargo em 2026 (se eleito, irá ao quinto mandato consecutivo).
Ele agora quer se firmar como uma liderança, uma alternativa para 2028, ano da próxima eleição municipal. “E 2028 nos aguarda, porque sou jovem e tenho tudo para estar novamente no pleito eleitoral e, quem sabe, se não ocorrer novas eleições antes, poder colocar os projetos que estão parados e tornar nossa Itu pujante, uma das principais cidades da região”, encerrou.