Romaria de Muladeiros reúne fé e tradição em Itu
Fé e tradição andando lado a lado. Assim foi a VII Romaria dos Muladeiros de Itu, uma romaria somente de muares realizada pelo Centro de Tradição Tropeira de Itu (CTTI) no último dia 29 de setembro. O evento reuniu 1.325 participantes, sendo maior que o ano passado (que teve 1.170).
O CTTI é presidido por Valdemar Leme Maciel Junior, contando com Maria do Carmo Ribeiro, Luiz Renato Solato, Edson Perina, Juliana Agarussi, Emílio Faustino, Ademir Mazurchi, Seu Palmiro, Carlos Prado e Wagner Rodrigues na diretoria. A assessoria jurídica para a romaria foi do Dr. Sebastião Romagnolo.
A Prefeitura de Itu apoiou o evento, com ambulância, e a Guarda Civil Municipal com as polícias Militar e Rodoviária realizando o acompanhamento dos romeiros. O evento contou com participantes de diversas cidades, sendo a maioria do Estado de São Paulo. Mas muladeiros do Rio de Janeiro, Minas Gerais e até Rondônia estiveram presentes.
A saída dos romeiros ocorreu na Ponte Nova na Estrada Parque, que liga Itu a Cabreúva. A partir das 8h os participantes do evento já se encontravam no local, de onde partiam rumo a cidade de Pirapora do Bom Jesus. No tradicional reduto de fé, os participantes da romaria participaram de uma missa no início da noite. Antes, no ponto de parada em Cabreúva, os romeiros fizeram uma pausa para o almoço, quando foram assadas 40 costelas de chão, e shows sertanejos.
Desde o ano passado, no último sábado de setembro é celebrado o “Dia do Muladeiro”, fazendo parte do calendário oficial de eventos da cidade de Itu, através de lei aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores, de autoria do vereador Giva (PROS). Segundo Edson Perina, a romaria foi iniciada por ele e mais um pequeno grupo há 7 anos, contando com apenas 35 pessoas. Hoje, virou sucesso e certamente terá muitas outras edições.