Rotary Club Itu Convenção realiza inauguração de projeto de preservação
Na manhã da última quinta-feira (05), foi realizada a inauguração da implantação do projeto “Preservação de Nascentes e de Mata Nativa” dentro de sua área de enfoque, Recursos Hídricos e Saneamento, na Chácara Nossa Senhora do Carmo.
O projeto do Rotary Club de Itu Convenção é realizado em uma área de propriedade do empresário José Luiz de Oliveira e família, com os recursos para implantação oriundos do Subsídio Distrital do Rotary Club Internacional.
De acordo com o presidente do Rotary Club de Itu Convenção, Hermes Buratti Júnior, o projeto foi implantado após apresentação do mesmo. “O Rotary Club Internacional tem vários focos e um deles é o de recursos hídricos e saneamento. Diante disso, elaboramos um projeto, que foi aprovado e então foi disponibilizada uma verba”.
Responsável pelo projeto, o rotariano Hildo Paulo Prado comentou a respeito do que foi realizado. “Partimos do que Itu sofreu com a falta d’água. Nesta área de preservação, que servirá também para as futuras gerações, recuperamos cinco nascentes e temos mais cinco para recuperar”, disse.
Hildo explica ainda que o espaço é privilegiado e possui outros planos. “Esta área é remanescente da mata atlântica. Temos aqui árvores com mais de 100 anos e pouca gente sabia disso. Agora, vamos apresentar para a Secretaria de Turismo um projeto para que aqui seja um ponto turístico, para que estudantes possam vir conhecer”.
Proprietário de área, o empresário José Luiz de Oliveira destacou a importância do projeto. “Fizeram todo o trabalho da preservação e isso terá um valor para toda a população e as futuras gerações. É muito importante para o meio ambiente”.
A solenidade de inauguração contou ainda com a presença do Governador Distrital José Walter Viotto, demais rotarianos e de Valéria Rusticci, da Secretaria do Meio Ambiente de Itu.
Sobre o Rotary
Há décadas atuando na cidade, o Rotary Club de Itu Convenção se destaca por inúmeros projetos em prol da sociedade, como, por exemplo, a doação de seus máquinas para a marcenaria da Universidade do Trabalhador (UNIT), escola profissionalizante mantida pela Prefeitura de Itu, realizada no final do ano passado.
A próxima ação deve ocorrer nesta semana, quando será inaugurada uma outra área de preservação – esta em um sítio na Estrada do Jacuhú, local em que haverá a inauguração de uma nascente e um canal, além da realização do plantio de árvores. (Daniel Nápoli)