Rotatória da Maggi passa por alterações viárias

As alterações viárias buscam adequar o trecho à sua função de rotatória, conforme previsão do CTB (Foto: Juca Ferreira/Prefeitura de Itu)

A Praça Eurico Gaspar Dutra, localizada entre concessionárias de veículos na Avenida Otaviano Pereira Mendes (Marginal), está passando por alterações viárias para se adequar à sua função de rotatória, conforme previsão do CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A partir de agora, a sinalização de “Pare” é válida para o fluxo da Avenida Octaviano, nos sentidos centro/bairro e bairro/centro.

Desta maneira, de acordo com o Departamento Municipal de Trânsito, o local que já é popularmente conhecido como Rotatória da Maggi, passa a ter a funcionalidade de uma rotatória, corrigindo seu uso como retorno.  A alteração, segundo a Prefeitura, busca melhor fluidez não apenas para a Avenida, mas para as vias paralelas neste trecho, que apresentavam dificuldade aos condutores de veículos para o acesso. 

“Toda mudança, de início, causa estranheza, mas adotamos critérios técnicos tendo como objetivos o aumento da segurança e maior fluidez. Orientamos que os usuários do trecho redobrem a atenção nesses primeiros dias de mudança, pois logo os efeitos positivos serão sentidos por todos”, comenta Hélio Tomba, diretor de Trânsito da Prefeitura de Itu.

A Avenida Otaviano Pereira Mendes é uma das importantes avenidas da cidade, com circulação diária de aproximadamente 1,6 mil veículos por hora em seus dois sentidos da via.  A rotatória é um importante instrumento de engenharia viária utilizado para organizar o trânsito, dando maior fluidez, segurança e reduzindo os conflitos e velocidade dos veículos. 

Outra vantagem aguardada com esta mudança é a de garantir mais segurança também aos pedestres e, por essa razão, há a implantação de faixas elevadas ao redor da rotatória, colaborando também com a acessibilidade às PCDs.

Mais melhorias

A mesma avenida vem passando por algumas atualizações nos últimos anos como a inclusão na mesma na “Rota da Bike”, devido à sua ligação entre as ciclovias da cidade. Diante disso, nos cruzamentos com semáforos, foi criada uma área de espera exclusiva para bicicletas, além da área de espera para motocicletas sinalizadas previamente.

Os semáforos da Marginal foram sincronizados a uma velocidade de 40 km/h, otimizando o trecho que, além de ser compatível com a “Rota da Bike”, atende as recomendações do programa estadual “Respeito à Vida” para redução de óbitos nos acidentes urbanos.