Salto inaugura espaço do artesão e memorial em homenagem à imigração japonesa

Autoridades municipais prestigiaram as inaugurações. Solenidade também contou com homenagens (Foto: Divulgação/Prefeitura de Salto)

A Prefeitura de Salto, por meio da Secretaria de Turismo, inaugurou o Espaço do Artesão e o Memorial em Homenagem a Imigração Japonesa no último sábado (29/06). A cerimônia de entrega foi realizada na Praça Archimedes Lammoglia, com a presença de autoridades, moradores, além de homenagens e apresentações culturais. 

Também foi realizada a entrega de diversas obras de revitalização do local. Entre as novidades estão o Espaço do Artesão (para exposição e vendas do artesanato local), Calçada da Fama (que homenageia grandes artistas saltenses), Memorial em Homenagem a Imigração Japonesa ao Brasil.

Dentre as melhorias, está a revitalização do Jardim Tropical. Mantendo o projeto do arquiteto João Walter Toscano, inaugurado em 1963, foram criados novos espaços com a finalidade de atrair ainda mais turistas, como a calçada da fama, eternizando homenagens aos nossos grandes artistas saltenses, o Espaço Italiano, homenageando os 150 anos da imigração Italiana no Brasil, e o Espaço de Leitura, além da Ilha dos Amores.

Outra novidade é o Espaço do Artesão e Caffetteria, uma antiga reivindicação dos artesãos, que é um local para exposição e vendas do artesanato local. Um espaço climatizado de dimensões confortáveis para receber turistas e prestigiar os trabalhos de nossos artesãos, ainda uma cafeteria para dar suporte aos visitantes, que além de café, bebidas servirá a nossa “empada frita”. A Ponte Pênsil foi restaurada e o caminho das esculturas, revitalizado.

O acesso à Ilha da Usina, ligando ao Espaço Japonês, ganhou um característico jardim e por fim o Memorial em Homenagem a Imigração Japonesa ao Brasil, ressaltando as famílias de imigrantes que vieram para Salto, com textos, fotos, exposições itinerantes com o apoio da comunidade japonesa saltense, além do Consulado do Japão e diversas Associações Nipônicas.

Também houve o fechamento de todo o entorno do Complexo da Cachoeira, com catracas apenas para aferição dos números de visitantes, pois esse controle se faz necessário para gerar relatórios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *