Salto já contabiliza casos de dengue hemorrágica, Chikungunya e Zika vírus

Prefeitura se mobiliza e anuncia ação especial para a próxima segunda-feira e cria o “Dengue Express”

Até segunda-feira (25), a cidade de Salto já havia registrado quatro novos casos de Dengue, além de um caso de dengue hemorrágica, um caso importado de Chikungunya e um, também importado, do Zika vírus. Até o momento, não houve o registro de nenhuma morte.

“Todas as regiões onde foram detectados esses casos receberam as ações de bloqueio e nebulização”, explicou o secretário de Saúde, Daniel Paulino Evangelista.

Diante da atual situação, a Prefeitura está organizando uma ação integrada de combate ao Aedes Aegypt.
Nesta segunda-feira (1°/02), está programada uma ação especial em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), de nebulização montada em veículo, no bairro Santa Cruz.

O trabalho, conhecido popularmente como fumacê, será realizado das 19h às 22h e o equipamento tem capacidade pra nebulizar aproximadamente 60 quarteirões em uma noite. A secretaria de Saúde solicita aos moradores do bairro, que nesse período deixem portas, janelas e cortinas abertas. Pessoas com problemas respiratórios e alergia devem ficar em um cômodo fechado por uma hora após o “fumacê”. Em caso de chuva ou vento forte, a ação será cancelada.

Dengue Express
Outra nova iniciativa implementada pela Prefeitura de Salto é o “Dengue Express”. Uma médica infectologista foi contratada pela Secretaria de Saúde para ir até os médicos que atendem na rede pública municipal para orientar sobre os sintomas e protocolos adotados para a Dengue, Chikungunya e Zika.

“O diagnóstico rápido é fundamental para que possamos agir rapidamente contra essas doenças e o Dengue Express vai nos ajudar a aprimorar ainda mais o trabalho junto aos médicos”, finaliza o secretário.