Sarau da Resistência reúne lideranças sociais da região na Vila Progresso
A Juventude do Partido dos Trabalhadores (PT) de Itu e Salto promoveu, no último sábado (17), a primeira edição do Sarau da Resistência. Realizado no Centro Recreativo dos Metalúrgicos de Itu e Região, na Vila Progresso, o evento contou com a participação da comunidade local, além de lideranças regionais engajadas com as causas culturais, políticas e sociais.
O Sarau, que contou com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu e Região, do Sindicato dos Psicólogos e do Sindicato dos Papeleiros de Salto e Região, promoveu rodas de conversa sobre defesa dos direitos da classe trabalhadora, direitos da mulher, luta contra o racismo, combate à LGBTfobia, saúde pública, acesso à cultura e defesa da aposentaria e previdência social. Também foram realizadas oficinas de stencyl, abayomi, criação de instrumentos com material reciclável e hip-hop.
Segundo Ezequiel Tadeu Carneiro Franco, Secretário da Juventude do PT de Itu, o Sarau atende a necessidade de mostrar novas perspectivas para a juventude da cidade. “A população jovem e periférica é vítima de um genocídio. Há necessidade de falar sobre eles e com eles, até para entender o que acontece ao redor desse grupo. Temos que mostrar que há outras possibilidades de vida além da violência e da segregação”, ressalta.
A primeira edição do Sarau da Resistência reuniu cerca de duzentas pessoas ao longo do sábado. De acordo com os organizadores, outras regiões da cidade serão contempladas com o evento nos próximos meses. “Temos ideia de fazer o segundo na região da Vila da Paz. Queremos rodar Itu inteira”, destaca Ezequiel.