Sem receber do Ministério, Prefeitura adquire kits para diagnóstico de dengue
Material deve chegar ao município na próxima semana e custou R$ 33 mil
Nesta semana foi dado conhecimento que os kits para o diagnóstico de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como a dengue, estão em falta em Itu. Segundo informações, a cidade possui 400 exames pendentes. O problema também estaria ocorrendo em outras cidades da região.
O “Periscópio” entrou em contato com a Prefeitura de Itu que, através de sua assessoria de imprensa, comunicou que a falta de kits para diagnóstico de dengue é uma questão de âmbito nacional, uma vez que os mesmos são distribuídos pelo Ministério da Saúde.
Com isso, a Prefeitura resolver adquirir os kits por conta própria. “Considerando a falta de distribuição dos kits pelo Governo Federal para o Instituto Adolfo Lutz e também o atual quadro epidemiológico do país, a Secretaria da Saúde de Itu entendeu que deveria fazer a aquisição desses kits”, informa a Prefeitura.
Segundo informações da Secretaria Municipal da Saúde, foram adquiridos, inicialmente, 1 mil kits que devem chegar ao município na próxima semana. O valor total dessa aquisição é de R$ 33 mil.