Semana da Pátria teve início no domingo em Itu

No domingo (1º), na Praça do Carmo, teve início as comemorações da Semana da Pátria 2024, com o hasteamento das Bandeiras Oficiais. No mesmo local, sempre às 8h, será também realizado o hasteamento das Bandeiras Oficiais, de segunda (02/09) a sexta-feira (06/09).

No sábado (07/09), Dia da Independência do Brasil, às 8h, será realizado o hasteamento das Bandeiras Oficiais na Praça Duque de Caxias (Largo do Quartel), seguida pelo tradicional Desfile Cívico, a partir das 9h, na Avenida Dr. Otaviano Pereira Mendes, com palanque oficial no cruzamento com a Rua Madre Maria Teodora.

A Prefeitura de Itu informa que a parada seguirá a seguinte ordem de participantes: Regimento Deodoro/Viaturas do Quartel de Itu; viaturas da Polícia Militar; viaturas dos Bombeiros; Guarda Civil Municipal/Viaturas da Guarda; APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itu; Secretaria Municipal de Esportes; Secretaria Municipal de Educação; Guarda Mirim; Grupo da Melhor Idade; Escola Estadual “Francisco Nardy Filho”; Grupo de Escoteiros Utu-Guaçu; Ordem Demolay – Capítulo Jovens Cavaleiros de Utu-Guaçu; Colégio Anglo; Narcóticos Anônimos; Pedal Legal Itu; Escola Estadual “Cícero Siqueira Campos”; Defesa Civil; Bombeiros Civis Voluntários; Grupo de Airsoft Capivara – Itu; Creci-SP; Banda Marcial Municipal; Volks Clube Itu e Cavaleiros.

Importância

Ao Periscópio, o Tenente Coronel de Artilharia Marcelus Armindo Ribeiro Nogueira, comandante do 2° GAC – Regimento Deodoro (Quartel de Itu), comentou sobre a data. “No dia sete de setembro, recordamos os desafios e as conquistas que levaram o País a ser forte, livre, soberano e respeitado na comunidade das Nações. São dois séculos em que nossos antepassados se dedicaram com afinco a superar adversidades em prol da liberdade e da busca do bem-estar da nossa gente”.

“Nesse processo, as Forças Armadas têm sido um sustentáculo da existência do Brasil, combates foram travados no solo pátrio e no exterior, batalhas foram vencidas, objetivos conquistados, a unidade e a integridade nacional preservadas, e a liberdade e a democracia defendidas”, destaca o militar.

“Além disso, o feriado de 7 de setembro é uma ocasião para refletirmos sobre o papel de cada um de nós na construção de um país mais justo e igualitário. É um momento para renovarmos nosso compromisso com os valores democráticos, o respeito à diversidade e a busca constante por um Brasil melhor”, prossegue o comandante.

“Que o feriado de 7 de setembro seja uma oportunidade para celebrarmos nossa pátria, nossos valores e nossa comunidade. Convidamos todos a participarem das festividades e a contribuírem para a construção de um futuro ainda mais promissor para nossa cidade de Itu e ao nosso país”, conclui o Tenente Coronel de Artilharia.