Semana Santa volta a ter celebrações presenciais em Itu

Depois de dois anos sem celebrações presenciais devido à pandemia de Covid-19, a Semana Santa volta a contar com os tradicionais atos litúrgicos na cidade de Itu. No último sábado (09), a Igreja Nossa Senhora do Carmo foi palco do Ofício de Trevas, enquanto no domingo (10) as igrejas do município tiveram a celebração do Domingo de Ramos e, no mesmo dia, as ruas centrais do município receberam a Procissão de Passos.

O Periscópio conversou com o presidente do Coral Vozes de Itu, o historiador e professor Luis Roberto de Francisco, que comentou a respeito do retorno das celebrações presenciais, que segundo ele “favorecem a nossa cultura de maneira muito expressiva. É a oportunidade das comunidades vivenciarem os ritos de Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus de maneira ativa em suas paróquias”.

“Em Itu temos celebrações bicentenárias realizadas pela Paróquia de Nossa Senhora Candelária, procissões, o Ofício de Trevas e outros ritos ganham significado quando estamos juntos, participando. É a oportunidade que pouquíssimas cidades têm e Itu conseguiu conservar”, destaca o historiador.

Embora  as tradições estejam sendo retomadas, pelo terceiro ano consecutivo não será realizada a tradicional encenação da Paixão de Cristo na cidade, ocorrendo somente a encenação da Via Sacra, com saída da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, no Jardim Alberto Gomes, às 19h de sexta-feira (15). Outro ato que retorna é o Estouro do Judas, agora denominado “Queima do Judas”, com algumas modificações.


Confira os horários de celebrações da Semana Santa em Itu

Quinta-feira (14) – Será celebrada a missa Lava Pés na Igreja Nossa Senhora Aparecida, Igreja de São Roque, Igreja Nossa Senhora de Fátima e Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós, às 20h; Vigília Eucarística na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, das 22h de quinta às 12h de sexta-feira (15).

Sexta-feira (15) – A missa de Adoração à Cruz será celebrada na Igreja Nossa Senhora Aparecida (15h), Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós (15h), Igreja Nossa Senhora de Fátima (15h) e Igreja de São Roque (17h).

Sábado (16) – Será realizada a Vigília Pascal na Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós (18h), Igreja Nossa Senhora de Fátima (18h), Igreja de São Roque (20h) e Igreja Nossa Senhora Aparecida (20h).

Domingo de Páscoa (17) – Missa da Ressurreição – Igreja Nossa Senhora Aparecida (7h e 10h), Igreja Nossa Senhora Desatadora dos Nós (8h30), Igreja Nossa Senhora de Fátima (8h30), Igreja Nossa Senhora das Neves (9h); na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária: Procissão do Senhor Ressuscitado e Nossa Senhora da Alegria (6h), Missa Solene da Ressurreição (7h), Missa Festiva de Páscoa (10h) e Missa de Páscoa (19h).


PROCISSÃO: Foto: Daniel Nápoli

Na noite do último domingo (11), ocorreu a tradicional Procissão de Passos, com saída da Igreja Nossa Senhora do Carmo. De tradição portuguesa, a Procissão de Passos é realizada em Itu desde 1785, pela Ordem do Carmo. Além do canto da Verônica, o Coral Vozes de Itu participou da cerimônia com a execução dos Motetes de Passos. Centenas de fiéis acompanharam o ato religioso pelas ruas do Centro de Itu.