Site do TSE ainda não registra nenhuma candidatura em Itu
Prazo se encerrou ontem. A partir de hoje está liberada a campanha política
Mesmo com o fim do prazo para a realização das convenções partidárias e com todos os nomes internamente definidos para as eleições de outubro, até agora, nenhuma candidatura à Prefeitura de Itu ou à Câmara Municipal foi registrada junto à Justiça Eleitoral. O prazo para que a formalidade fosse cumprida se encerrou ontem (15), às 19h (horário de Brasília).
As legendas ou coligações haviam sido orientadas a fazê-lo com antecedência. Isso porque, só depois do registro, poderão requerer os CNPJs e firmar contratos para a campanha, que será mais curta neste ano em relação aos processos anteriores.
Com a minirreforma da legislação no ano passado, o período eleitoral, que se prolongava por 90 dias, vai durar cerca de 45 desta vez. A propaganda política está autorizada a partir de hoje (16), um dia após o fim do prazo para registros.
Propaganda
O uso das redes sociais, de e-mails e SMS está autorizado, desde que os candidatos não comprem cadastros de contatos ou paguem para impulsionar artificialmente suas mensagens.
Cavaletes, bonecões e outdoors estão vetados. Já os cartazes não poderão ter mais do que 0,5 metro quadrado. Os adesivos para automóveis também não deverão ter medidas superiores a 40 por 50 centímetros.
Mesas e bandeiras com propaganda poderão ser montadas nas calçadas, mas as estruturas terão que ser retiradas pelos responsáveis todas as noites.
Os candidatos estarão autorizados a promover comícios, caminhadas, carreatas e a usar a alto-falantes. A distribuição de material gráfico também está liberada, exceto pelo “derrame” de santinhos em vias públicas, especialmente no dia da eleição.
Rádio e TV
Já a campanha no rádio e na televisão começa no dia 26 de agosto. De segunda-feira a sábado, serão veiculados dois blocos de 10 minutos com os programas das candidaturas à Prefeitura.
Haverá também 70 minutos diários em inserções pulverizadas na programação das emissoras. Parte desse material será reservado para a propaganda de postulantes às cadeiras do Legislativo ituano.
Os nomes
Itu terá cinco candidatos à sucessão do prefeito Antonio Tuíze. São eles: Rita Passos (PSD), Neto Beluci (PRB), Oswaldo Sonsini (PSDB), Guilherme Gazzola (PTB) e Monica Seixas (PSOL).