Situação da Fatec é assunto no Legislativo
Durante a Palavra Livre da 12ª Sessão Ordinária de 2025, realizada nesta quarta-feira (23), o vereador Eduardo Ortiz (MDB) repercutiu uma carta aberta enviada pela diretoria da Fatec Itu – “Dom Amaury Castanho” à comunidade e imprensa, em que relata a situação atual da instituição de ensino e solicita apoio e recursos para manter o trabalho em desenvolvimento.
Segundo o edil, a carta não é só “um apelo, mas um verdadeiro manifesto de compromisso com a educação pública de qualidade”. Ele disse que o documento é transparente e mostra as conquistas e desafios enfrentados pela Fatec. “Aqui faço questão de destacar: a Fatec Itu não quer favores. Ela está pedindo o mínimo de responsabilidade dos que se dizem comprometidos com o povo”, afirmou.
Para Ortiz, esse assunto deveria ser prioridade para os gestores públicos, pois a Fatec é uma instituição que há anos forma profissionais de qualidade. “Eu confesso que me entristece o fato de uma instituição como a Fatec precisar de uma mobilização através de rifas para adquirir um simples bebedouro de água gelada”, apontou. Ele destacou que as emendas parlamentares são importantes, mas a capacidade de pleiteá-las é limitada. “Se a gente pedir emenda para tudo, vai precisar de uns 300, 500 deputados”.
O vereador pediu apoio de empresários para colaborar com a estrutura da faculdade. “É preciso unir forças. Eu peço para a população e empresários de Itu que compartilhem e divulguem essa causa. A Fatec é um bem coletivo”, disse o edil, que protocolou requerimentos destinados ao Governo do Estado e à Assembleia Legislativa para que tenham uma atenção especial com a instituição de ensino de Itu.
Ortiz apontou que o orçamento do Centro Paula Souza, autarquia estadual responsável pelas Fatecs e Etecs, é de cerca de R$ 3 bilhões e esse valor é dividido entre as instituições pelo Estado de acordo com a necessidade de cada unidade. Ele ainda destacou que a Prefeitura de Itu paga as contas de água e luz da Fatec, informação que ele desconhecia.
O líder do Executivo, Thiago Gonçales (PL), parabenizou Ortiz pela fala e sugeriu que, quando o Governo do Estado for votar o Orçamento 2026, que todos os vereadores de Itu façam algum movimento, marcando reuniões com deputados ou com o próprio secretário de Educação, Renato Feder. “Que coloquem no orçamento. Acho que é muito mais fácil do que a gente ficar toda vez passando o chapéu pedindo essas emendas parlamentares”, sugeriu.
O vereador Engenheiro Eduardo Alves (PSB) também comentou sobre a Fatec e disse que esteve recentemente na Alesp juntamente com a diretora da faculdade, Diane Andréia de Souza Fiala, buscando emendas. “A Fatec precisa, de fato, de verbas, precisa captar alunos. Esse é um trabalho que nós precisamos fazer, temos que nos empenhar para levar alunos”, disse o edil, lembrando que o parque temático da Cacau Show irá demandar mão de obra qualificada, sendo que a Fatec pode fornecer capacitação.
José Galvão (PL) também disse que tem ajudado a Fatec sempre que possível, mas sugeriu a adequação dos horários de cursos para torná-los mais convidativos. Segundo ele, às vezes há sobra de vagas porque os jovens precisam trabalhar e um determinado curso é oferecido apenas no período vespertino. Eduardo Alves disse que a diretora está preocupada com isso.