Situação da “Vila da Paz II” termina com discussão entre Balbina e Josimar
Vereador não gostou da resposta a um requerimento sobre a regularização da área, que é fruto de invasão
A resposta enviada pelo Executivo municipal a um requerimento de Josimar Ribeiro (PTN) causou um debate acalorado durante a palavra livre da sessão de segunda-feira (11). A demanda de nº 08/2016 questionava a Prefeitura sobre a regularização do bairro conhecido como Vila da Paz II, além de cobrar melhorias como saneamento básico e transporte público no local. O relatório emitido pelo secretário municipal de Habitação Popular, Carlos Alberto D’Ambrósio, explica que, formalmente, não existe Vila da Paz II. “Na realidade trata-se da invasão do Sítio Santo Antonio, cujas obras e serviços o município está impedido de realizar por força de lei”, aponta o ofício, que informa também que o proprietário maneja ação de reintegração de posse – resposta que não agradou o autor do requerimento.
A primeira a discorrer sobre o assunto foi Balbina de Paula Santos (PV), líder do prefeito Antonio Tuíze na Câmara. “Quando vereador vem nessa tribuna, ou vai lá, e diz aos moradores que o prefeito não quer fazer, que o secretário não vai fazer e que ele vai fazer é mentira! Sabe por quê? Porque é uma área invadida. Na Vila da Paz, todas as obras necessárias foram feitas”, discursou.
“O prefeito não pode usar dinheiro público para investir numa área invadida. Será que o vereador não tem esse conhecimento?”, questionou Balbina. “Aliás, conhecimento ele tem, é que ele não quer passar essa resposta aos moradores desse local invadido”, prosseguiu a vereadora, que pretende realizar uma reunião com todos os moradores da área para juntos chegarem a uma solução.
Balbina também disse que estão fazendo política em cima da questão. “Vereadores aproveitam o ano eleitoral e usam a população falando mentiras”, declarou a vereadora, afirmando que os moradores da Vila da Paz II estão sendo enganados. A líder também disparou – novamente – contra o ex-prefeito Herculano Passos.
“Teve o ex-prefeito e o vice que ficaram oito anos lá e não trouxeram nenhuma casa popular para Itu. O fim da favelinha do Novo Itu foi promessa do ex-prefeito e veja se ele fez algo. Tava lá, na mesa dele. Esse prefeito, sim, deu a solução”, declarou Balbina. “O ex-vice-prefeito, o que ele fez para ajudar? Nada! Não teve ou capacidade ou vontade”, prosseguiu.
Confusão
A fala de Balbina irritou Josimar, que pediu “Questão de Ordem”. Olavo Volpato (PMDB), que estava presidindo a sessão no momento, concedeu, mas só após o pronunciamento da líder. “Eu não citei o nome de ninguém. Se a carapuça serviu é porque entrou mesmo”, declarou Balbina. Enquanto a vereadora falava, Josimar a interpelava. A edil respondeu: “É bom o senhor calar a boca, porque não é o momento do senhor falar”.
O clima esquentou ainda mais quando Givanildo Soares (PROS) se incomodou por Balbina ser “atrapalhada” por Josimar. “Não está escutando ela falar, não? Não tem educação? Você é vereador pra quê?”, questionou Giva, pedindo “Questão de Ordem” logo em seguida. “Ele está interpelando a vereadora. Fica incomodando com gestos, falando. Isso é antiético”, declarou.
Josimar rebate
Na “Questão de Ordem”, Josimar Ribeiro rebateu as falas de Balbina e declarou que a Prefeitura é responsável pela qualidade de vida dos moradores da área. “Cabe ao Poder Público, sim, esteja irregular ou não, dar condições a essas famílias. São seres humanos! Alguns pensam em seus próprios umbigos, pois moram em condomínio, em casas boas, enquanto os coitados estão lá em uma situação desfavorável”, declarou o vereador. “Tem que ter responsabilidade social! Não é só esse local que está passando por essas dificuldades; tem outras áreas invadidas”.
Josimar também declarou que, quando foi vice-prefeito na gestão passada, fez muito pela Vila da Paz e que agora o atual governo nada faz pela área. O vereador também subiu o tom em seu pronunciamento. “Aqui estão as mentiras desse covarde desse prefeito que está aí e de seu vice. Aqui a resposta, dizendo que lá é irregular, que lá é invasão. Agora pedir voto lá não é irregular”, bradou o vereador, com a resposta do requerimento em mãos. “Isso é pilantragem, e o povo tem que acordar”.
O vereador também declarou que alguns pré-candidatos estão indo até à Vila da Paz II e prometem a regularização da área. Josimar ainda criticou a postura de Balbina. “Covardemente a vereadora vem atacando e falando coisas absurdas. E complementada por outros, que apóiam o atual governo. Respeito, agora não venha partir para o lado pessoal”, disse. “Covardia não é comigo, ainda mais com as pessoas que mais precisam”.