São mais de 50 anos levando informação de qualidade para a população ituana. O jornal, criado por um grupo de jovens em um ônibus que os levava para estudar em Sorocaba, cresceu e se estabeleceu como principal veículo de comunicação de Itu – se mantendo até hoje na liderança absoluta do mercado jornalístico local e com grande prestígio regional.
De início como periódico quinzenal, o JP hoje é bissemanal e mantém um site (www.jornalperiscopio.com.br) com média de 100 mil acessos mensais. Todas essas transformações foram acompanhadas de uma grande evolução tecnológica, com a aquisição de maquinário gráfico de ponta – atualmente a Gráfica Periscópio imprime outros jornais da região – e a preocupação em sempre inovar.
Hoje, em uma época em que a informação – nem sempre de qualidade – pode ser acessada diretamente do celular, o Periscópio aposta na convergência de mídias para prosseguir na dianteira. “Estamos trabalhando cada vez mais com o conceito de transmídia, que é a convergência entre veículos. A meta do departamento de jornalismo é valorizar o conteúdo de qualidade que o JP tem”, explica o chefe de redação André Roedel.
Todo esse trabalho jornalístico que pode ser conferido nas páginas da edição impressa, no site e nas mídias sociais só é possível com a colaboração de muitas pessoas. O jornal conta com diversos funcionários, entre jornalistas, vendedores, entregadores, diagramadores e gráficos, entre outros. Tudo para levar informação com liberdade sempre, e a credibilidade que só o Periscópio tem.