Som automotivo: como escolher um sistema conforme a sua necessidade

De acordo com frequência, o alto falante poderá lhe proporcionar um som de boa qualidade. Conheça itens indispensáveis

 

O som automotivo possui um grande caminho de evolução desde o final dos anos 1930, quando começaram a ser lançados em veículos pontuais.

Nos dias atuais, podem ser encontrados sons automotivos com entradas auxiliares para iPod, leitores do formato MP3 e Cartão SD, além de entradas para pen drive e controle remoto. Graças à tecnologia presente e atuante, tornou-se um item quase indispensável no automóvel.

Diante disso, é importante a pessoa saber como cada alto falante funciona, pois pode vir a adquirir um que não se encaixe no seu sistema, por exemplo.

 

Conhecimento

Primeiramente é preciso que a pessoa saiba como o som sai do alto falante automotivo. O som nada mais é do que uma representação de vibrações, ou seja, essa vibração viaja pelo ar, sendo recebida e decodificada pelos nossos ouvidos. Essa vibração pode ser dividida quanto a sua altura. Quanto mais rápida, mais agudo o som sairá do alto falante, assim como os sons mais graves são ouvidos com vibrações mais lentes.

Outra faixa também pode ser encontrada. Chamado de médios, este som se encontra entre os dois extremos descritos anteriormente. Lembrando que toda frequência é medida em uma unidade denominada Hertz (Hz), que a categoria por meio da quantidade de vibrações que possui.

Para se ter uma ideia, um ser humano comum pode ouvir uma faixa de 20Hz a 20.000Hz. Qualquer outra frequência fora, o ouvido humano não consegue captar.

Tipos de alto falantes

Abaixo, alguns tipos de sons automotivos e suas características:

 

Woofer: Alto falantes automotivos com áreas grandes, que reproduzem os sons graves e médio-graves e parte dos médios, por volta de 50Hz a 5KHz. Sua borda é rígida e o seu tamanho pode variar entre 1,2” a 18 polegadas. É indicado para sons de bumbo, tambor e tons mais baixos de piano, baixo e guitarra.

 

Subwoofer: É o alto falante que reproduz sons mais graves que os do Woofer. Por ser o que mais aparece, pode ser considerada a peça preferida dos admiradores de som para carro. Atua na faixa abaixo dos 45Hz  e pode ser encontrado entre os tamanhos de 8 a 18 polegadas. Ideal para sons de contra-baixo, baixo eletrônico e bumbo de bateria. Sua instalação tem que ser bem planejada, para que o som não fique obstruído por nenhum objeto, já que o local preferido para sua instalação é no porta-malas.

 

Mid-range: É o alto falante utilizado para cobrir as faixas médias de som, que ficam entre 300Hz a 5KHz. Consegue reproduzir a maioria dos instrumentos musicais, bem como a voz humana. Geralmente é o alto falante de porta, que acompanha o carro por conta do seu alcance. Os tamanhos encontrados são de 8 polegadas para menos.

 

Tweeter: Para os sons mais agudos. Ele reproduz os sons mais agudos, na faixa de 5KHz adiante. Seu tamanho varia de 0,5” a 3 polegadas e a instalação deve ser voltada para os ouvidos dos ocupantes. É ainda o responsável pela sensação da distribuição do som no ambiente. (Daniel Nápoli)

 

Fotos – Divulgação