SOS Mata Atlântica lança Aliança pela Mata Atlântica em evento pré-COP30
A Fundação SOS Mata Atlântica lançará oficialmente, na quarta-feira (05), a Aliança pela Mata Atlântica, uma coalizão multissetorial liderada pela Fundação e formada por empresas comprometidas com a conservação, a restauração e o desenvolvimento sustentável do bioma. A apresentação ocorrerá durante o Summit Agenda SP+Verde, evento pré-COP30 promovido pelo Governo e Prefeitura de São Paulo, em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), no Parque Villa-Lobos, na capital paulista.
O painel temático, intitulado “Aliança pela Mata Atlântica: Segurança Hídrica, Clima, Pessoas e Desenvolvimento nas Bacias do Médio Tietê e Paraíba do Sul”, apresentará a iniciativa que mobiliza o setor privado e parceiros institucionais em torno da Estratégia Territorial 2023–2030 da Fundação SOS Mata Atlântica, com o objetivo de ampliar investimentos em conservação, restauração e sustentabilidade.
A Aliança pela Mata Atlântica faz parte da Estratégia Territorial 2023–2030 da Fundação SOS Mata Atlântica, que envolve uma nova abordagem de atuação que integra ciência, governança e engajamento multissetorial para promover resultados mensuráveis em conservação e restauração nas bacias do Médio Tietê e Paraíba do Sul.
Com foco em água, biodiversidade e clima, a estratégia busca articular diferentes setores e gerar modelos replicáveis de sustentabilidade e desenvolvimento regional. Os detalhes completos e metas de investimento e resultados serão divulgados após a apresentação da Aliança.
O debate integra o painel “Cosan apresenta: Economia Verde”, no palco principal do evento, e marcará o início da mobilização empresarial que deve direcionar investimentos coletivos para conservação, restauração e fortalecimento da economia verde nas bacias do Médio Tietê e Paraíba do Sul, territórios estratégicos para o futuro climático e hídrico do Brasil.
Participam do painel: Luís Fernando Guedes Pinto, Diretor-Executivo da Fundação SOS Mata Atlântica; Natália Resende, Secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Governo de São Paulo (Semil); Waldir Beira Júnior, CEO da Ypê; Natalia Cerri, gerente do Instituto Itausa; Ligia Camargo, diretora de Sustentabilidade da Heineken Brasil; Juliana Maria da Silva, Diretora de Sustentabilidade da Motiva; Katerina Elias-Trostmann, Diretora para Clima e Natureza da Salesforce na América Latina. A mediação é de Roberta Faria, CEO da MOL Impacto.
Rios urbanos
Além do lançamento da Aliança, a Fundação participa de outro painel do evento, voltado à gestão e recuperação de rios urbanos. A diretora de Políticas Públicas da organização, Malu Ribeiro, será uma das debatedoras na mesa “Rios Urbanos: Caminhos para a Despoluição e Recuperação”, promovida pela Sabesp, que discutirá políticas públicas, inovação tecnológica e participação social na revitalização de rios como o Tietê e o Pinheiros. Mais informações e programação completa: www.agendaspmaisverde.org.br.

