Tarifa de água sofre reajuste, mas Prefeitura assegura desconto de R$ 3

Concessionária pediu aumento 21,68% e Agência Reguladora autorizou 19,26%. Prefeitura concedeu desconto para 60% das residências.

A partir do próximo dia 22 a tarifa de água em Itu terá reajuste de 19,26%, de acordo com decreto municipal. Este valor está abaixo dos 21,68% pretendidos pela concessionária Águas de Itu. A AR-Itu (Agência Reguladora) analisou o pedido da empresa, que aponta o custo da energia elétrica, estipulado pelo governo federal, como principal fator para o aumento.

Diante disso, a Prefeitura de Itu assegurou desconto de R$ 3 para a faixa de consumo de até 10 metros cúbicos/mês. Em Itu, essa categoria corresponde a 60% das residências e a tarifa nessa faixa está abaixo das tarifas praticadas nas cidades da região como Salto, Cabreúva, Indaiatuba e Porto Feliz.

De acordo com a AR-Itu, o reajuste anual é obrigatório, conforme lei federal, e o mês de referência é dezembro, sendo que o aumento já deveria ter ocorrido em janeiro.

Histórico

Há três anos, a tarifa de água em Itu está defasada. A AR-Itu recorda que em janeiro de 2013 a concessionária foi penalizada pela Prefeitura com um expurgo de 6% diante do atraso de obras e qualidade dos serviços prestados, fechando o ano com uma tarifa negativa (-0,3%). No início de 2014, o aumento foi de apenas 0,68%.

No ano passado, novamente a Prefeitura aplicou um expurgo de 6% nas contas de água e, em abril, precisou entrar na Justiça para reverter um aumento abusivo de 33% aplicado pela Águas de Itu e permitiu somente um percentual de 4,42%.

Com a intervenção na concessionária, decretada pela Prefeitura em junho, foi possível aos usuários que pagaram acima dos 4,42% reaverem os valores cobrados a mais.