Técnico Paulo Novaes anuncia sua “aposentadoria” do futebol
Treinador que conquistou os cinco títulos da história do Juventus também foi um goleiro vencedor
Moura Nápoli
Uma grande surpresa foi passada pelas redes sociais neste final de ano, dando conta que Paulo Novaes, vitorioso treinador do Juventus anunciou que estaria deixando o futebol. Como não poderia deixar de ser, muitos comentários foram postados, com a maioria absoluta dos internautas mostrando-se surpresos com o anúncio.
O “Periscópio” manteve contato com Paulão, abrindo espaço para que ele pudesse justificar tal decisão. “Deixei o comando técnico do Juventus porque acho que está na hora de sangue novo assumir. Alguém com mais motivação e novas perspectivas”, disse.
Afirmando que tem apalavrado com o pessoal do “quarentão” do próprio Juventus, Paulo disse que não pretende treinar qualquer time no Amador de Itu, seja Especial, ou qualquer outra das três divisões.
O ex-treinador, que também já foi atleta, atuando como goleiro, disse como foi sua trajetória no futebol: “iniciei no Juventus, em 1992, como goleiro para a disputa do campeonato juvenil daquele ano. Assumi como técnico em 1998 e sai somente no ano de 2002 para a equipe do Taperinha Pesqueiro Maeda, quando conquistei meu primeiro título de campeão”.
Paulo Novaes começou no futebol em 1984, no infantil do Ituano (antigo FAI). Era um time que tinha valores como Moranguinho, Zulu, Zézinho, Milhassi, e outros. “Depois vieram Zirondi, Biro, Brigo e outros que temos contato até hoje. Fiquei no Ituano até 1991 depois tive uma passagem na base do Corinthians em 1991, naquele ano treinei com o Sylvinho, Hermes, Marques, Gino, Fabinho Em 1992 voltei para Itu e fui para o Juventus, reencontrando velhos amigos da época do Ituano”.
Sempre ligado ao esporte, como jogador ou técnico, Paulão tem em seu filho Nathan (7), um possível seguidor de seus passos. “Incentivo sim meu jogar futebol Ele está na Escolinha Show de Bola do Luciano Azevedo em Salto e participa de vários campeonatos. O tempo vai dizer se ele vai ser jogador ou não, deixo ele bem a vontade, mas ele ama futebol e fala o tempo todo que vai ser jogador”, completa.
Finalmente, Paulo Novaes cita ninguém menos que Shakespeare, para deixar uma mensagem aos inúmeros amigos que estavam tão acostumados a vê-lo junto ao gramado: “viva a vida para você. Antes de falar, escute. Antes de escrever, pense. Antes de gastar, ganhe. Antes de orar, perdoe. Antes de magoar, sinta. Antes de odiar, ame. Antes de desistir, tente. Antes de morrer, viva”.