Temporal deixa bairros ituanos sem energia

Segundo Defesa Civil de Itu, choveu 20 mm na noite da última terça-feira. Houve quedas de árvores e problemas no abastecimento


Uma forte chuva caiu sobre a cidade de Itu no início da noite da última terça-feira (14). Das 18h às 21h, choveu praticamente sem parar – com picos de intensidade por volta das 19h. O temporal, acompanhado de muitos raios, causou queda de energia em diversos bairros.

“Em alguns pontos, o corte de energia foi de apenas alguns minutos. Em outras áreas, a interrupção se deu por horas. A normalidade do fornecimento se deu em torno das 2h de quarta-feira. No entanto, quase a totalidade do fornecimento de energia já estava alcançada às 23h de terça”, informou a Prefeitura em nota.

Segundo relatos de leitores do “Periscópio”, bairros como o Centro, Vila Nova, Jardim Aeroporto, Itu Novo Centro, Rancho Grande e Parque América, entre outros, ficaram sem luz. Também houve registro de chuva de granizo em alguns pontos da cidade, como na região do Cidade Nova.

“Os índices pluviométricos chegaram a 20 mm e as rajadas de vento alcançaram 35 km/h. No entanto, a chuva veio acompanhada de muitos raios”, informou o Executivo, que instalou um “Gabinete de Crise”. O Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil e as secretarias municipais de Serviços Urbanos e de Segurança, Trânsito e Transporte participaram da ação.

Houve registro de quedas de sete árvores em bairros distintos, como uma na Rua Maestro José Victorio, no Centro. Não houve registro de vítimas. “Apesar da intensidade das chuvas, até o momento não foram notificados acidentes graves”, informou o prefeito Guilherme Gazzola (PTB) pelas redes sociais no noite do temporal.

Sem água

Com o vendaval, a captação de água bruta que abastece a ETA do Portal do Éden ficou sem energia das 17h30 à 1h40, o que comprometeu o abastecimento de água da região. A captação da ETA do Hospital abastecendo o Pirapitingui também ficou sem energia por um período mais longo ainda, das 19h15 às 4h45. “No entanto, a CIS, de imediato, realizou manobras no sistema para garantir o abastecimento”, informou a Prefeitura.
Região

As chuvas também causaram diversos danos materiais no Jardim Marília, em Salto. Dezoito moradias foram atingidas e duas tiveram de ser parcialmente interditadas. Além disso, cinco carros foram arrastados para o córrego Santa Cruz. A cidade também chegou a ficar sem luz em sua totalidade, de acordo com a CPFL. Em Indaiatuba, a Defesa Civil informou que choveu 39,9 mm. “Foram contabilizadas quatro quedas de árvores e cinco pontos de alagamentos temporários, mais um ponto com levantamento de pavimentação. Cerca de 70% da cidade ficou sem energia”, informou o Executivo indaiatubano.