Temporal deixa rastro de destruição em Itu

No Rancho Grande, cobertura de estacionamento de um supermercado caiu sobre os carros (Foto: Divulgação)

O Estado de São Paulo passou por temporal com ventania de 100km/h na tarde da última sexta-feira (03) e em Itu não foi diferente. A intempérie climática de grande dimensão resultou em danos materiais diversos, como destelhamentos, quedas de placas e muros, além da queda de energia em diversos pontos. No entanto, a Prefeitura de Itu não registrou vítimas (feridos ou óbitos) e nem desabrigados. Em todo o Estado, foram sete vítimas fatais.

Foram mais de 200 árvores caídas em Itu, em sua grande maioria já removidas das vias pelas equipes da Prefeitura. Após a remoção das vias, as árvores são trabalhadas (serradas em pedaços menores) para a retirada posterior. Cerca de 70 árvores já foram trabalhadas e a retirada total dos locais de queda se estenderá por, aproximadamente, 10 dias, devido à grande quantidade. Os munícipes que ainda não tiveram as suas localidades atendidas pelas equipes da Prefeitura podem entrar em contato pelo 199.

Desde o ocorrido, equipes da Prefeitura trabalham ininterruptamente para sanar todas as demandas e retirar as árvores que caíram durante a tempestade. Na tarde de segunda-feira (06), não havia mais vias de tráfego obstruídas, com exceção da Estrada do Pinheirinho e Avenida Primavera, que dependem do apoio da CPFL Piratininga para a remoção de cabos e desenergização, evitando acidentes potencialmente fatais com os trabalhadores. A Prefeitura ressalta que a responsabilidade do corte de árvores sobre a rede elétrica é de competência da concessionária.

Houve danos na Cidade das Crianças e no Parque do Varvito, em razão da grande arborização desses pontos. Não houve perda de insumos de natureza médica, alimentícia ou de qualquer outro gênero em prédios públicos municipais. Todos os serviços e prédios públicos funcionaram normalmente já na manhã de segunda-feira, exceto a Rede Saber I, devido ao destelhamento parcial. A referida unidade retomou as atividades ontem (07).

Já a energia elétrica, que é de responsabilidade da CPFL, foi restabelecida em maior parte da cidade em 26 horas após o ocorrido. No entanto, alguns pontos isolados permanecem no aguardo do reestabelecimento, que está sendo providenciado pela empresa – leia mais abaixo.

A queda de energia impactou diversos serviços como telefonia, dados móveis e o abastecimento de água, que necessita da eletricidade para bombeamento da rede. No primeiro dia após o vendaval (04), a CIS (Companhia Ituana de Saneamento) fez uso de geradores, conseguindo suprir 50% de sua demanda. No domingo (05), cerca de 85% do fornecimento de água já havia sido normalizado.A previsão de regularização total era segunda.

Sem energia

A CPFL Piratininga informou em nota que a ventania causou severos impactos sobre trechos da rede elétrica em diversas cidades, inclusive em Itu. Com ventos acima de até 151 km/h, velocidade equivalente à de um furacão, segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a tempestade provocou quedas de árvores de grande porte, destelhamentos, deslizamentos e alagamentos.

“Todo o efetivo da distribuidora foi imediatamente mobilizado, inclusive com reforço de outras cidades da área de concessão, e segue atuando. A CPFL Piratininga ressalta que, apesar dos danos, aproximadamente 96% dos clientes afetados já tiveram o fornecimento restabelecido e continuará ininterruptamente os serviços até regularizar para todos os seus clientes o fornecimento de energia elétrica”, declarou a concessionária em nota. No entanto, muitos bairros ainda estavam sem energia (ou em “meia fase”) na tarde de ontem, quando esta edição era finalizada.

Estragos

Uma árvore de grande porte caiu na Praça da Independência (Largo do Carmo). Outra caiu ao lado do Ginásio Ângelo Favaron, no bairro São Camilo. Um outdoor metálico em frente ao Plaza Shopping Itu também ficou avariado, além de dezenas de outdoors de madeira que caíram.

No Hospital Santa Ignês, próximo ao Parque do Varvito, a fachada de vidro foi comprometida. Outros estabelecimentos também tiveram avarias. Em um supermercado localizado no bairro Rancho Grande, a cobertura caiu sobre os carros que estavam estacionados no momento. Na região central, uma grande árvore caiu em cima de um carro na Rua Vinte de Janeiro.