Tenha uma alimentação saudável
A praticidade tem sido cada vez mais importante e necessária na correria do dia a dia. Mas se tem uma coisa que precisa de atenção, mesmo com todo o agito, é a alimentação. Ainda mais para quem tem alergias e restrições alimentares.
A alimentação saudável é o principal responsável para o organismo ter um bom desempenho. O nosso corpo precisa diariamente de vitaminas e minerais para funcionar perfeitamente. Um cardápio equilibrado traz diversos benefícios, tanto para o aspecto físico quanto para o mental.
Além de ter mais disposição e energia, uma pessoa com a alimentação saudável, que evite o abuso de alimentos ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares, é menos suscetível a ter algumas doenças como obesidade, câncer, artrite, anemia, diabetes e hipertensão.
Por isso, é extremamente importante não deixar de lado os cuidados com os alimentos ingeridos, já que uma alimentação desequilibrada gera diversas consequências negativas para o nosso corpo.
Opções saudáveis
As opções saudáveis e práticas têm crescido muito nos últimos anos. De acordo com o Instituto Datafolha, em 2016, 56% dos estabelecimentos gastronômicos do País notaram que seus clientes estavam mais interessados no consumo de alimentos saudáveis. O estudo aponta que 53% dos entrevistados observaram um aumento na procura por frutas, 61% disseram que os clientes estão consumindo mais legumes e verduras e 65% disseram ter crescido o consumo de sucos naturais.
A empresária Karen Cristina Andreeta, proprietária da Fruta em Casa, confirma que as pessoas estão procurando se alimentar melhor. “A procura é boa, esse mercado tem muito o que crescer ainda, pois as pessoas estão percebendo que não é para quem faz dieta ou tem restrições alimentares, é uma opção de vida. A procura tem aumentado bastante, estamos muito felizes com os resultados”, afirma.
A ideia de trabalhar com produtos saudáveis surgiu justamente por conta da preocupação em oferecer opções saudáveis e também para quem sofre com alergias ou restrições alimentares. “Faço parte de um grupo de mães. Nesse grupo, percebi que muitas pessoas tem descoberto problemas de saúde relacionados à alimentação”, pontua.
“As crianças demonstram os primeiros sinais ainda nos primeiros meses de vida, o que pede que a mãe, enquanto no aleitamento materno, siga uma dieta restrita, mas temos também muitos adultos que têm demonstrado tal intolerância alimentar”, completa.
Pensando nisso, Karen começou a oferecer uma série de produtos livres de glúten, proteína láctea e ovos. “E ainda pensando em qualidade de vida, resolvi desenvolver produtos voltados para a dieta low carb e dietas naturais”.
Entre as diversas opções oferecidas, como sucos detox, chás, hambúrgueres e quiches, os produtos mais vendidos são pães, bolos e brigadeiro. Com o crescimento da procura, Karen acredita que o mercado das comidas saudáveis também tenha uma expansão, consequentemente melhorando a qualidade de vida. “As pessoas estão passando por uma mudança cultural relacionada aos hábitos alimentares, e acredito que, com mais e mais pessoas adeptas, as opções serão cada vez melhores e mais acessíveis”.
Dicas para manter uma alimentação saudável
Praticar pequenos hábitos no dia a dia pode fazer uma grande diferença no organismo. Confira algumas dicas para melhorar a qualidade de vida através da alimentação:
- Faça as refeições com calma
Seu organismo precisa deste tempo para processar os alimentos. Grande parte das enzimas digestivas (50%) são secretadas por estímulos sensoriais (visão, olfato, tato, paladar).
- Mastigue bem os alimentos
A digestão se inicia na boca com a trituração dos alimentos e ação da salivação. A mastigação deve tornar o alimento pastoso, facilitando o processo digestivo.
- Horários para as refeições
Tenha horário para suas refeições. Ele faz com que nosso organismo mantenha um ritmo, com estabilidade nutricional e hormonal.
- Alimente-se a cada 3 horas
Nosso cérebro precisa de aporte constante de glicose (carboidrato). A inconstância em receber esse nutriente traz redução da nossa disposição, além de proporcionar perda de massa muscular. Além disso, comendo de 3 em 3 horas, a fome e a voracidade se mantêm sob controle, evitando episódios de compulsão alimentar.
- Consuma frutas e hortaliças
Ingira verduras, legumes e frutas. Eles são ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais. Contêm também fitoquímicos (polifenóis, carotenóides, flavonóides, dentre outros) os quais são excelentes antioxidades (protetores das nossas células).
- Ingira líquido
A ingestão de líquidos durante o dia faz com que nosso corpo se mantenha bem hidratado e ajude o organismo a transportar os nutrientes que precisamos.
Infelizmente, muitos só percebem esta necessidade quando já esta acometido de alguma doença crônica, tendo que correr atrás do prejuízo. Boa matéria.
Ótimas informações! Nesse momento precisamos de dicas para nos cuidar muito mais!