Teste do Sistema Utu-Guaçu gera embates políticos

Forte jato d’água impressionou quem passava pela avenida ao lado da ETA do Rancho Grande (Foto: Reprodução)

Na noite de domingo (14), uma imagem chamou a atenção de quem passava pela Avenida Francisco Ernesto Fávero, no Rancho Grande, e logo foi disseminada pelas redes sociais: um forte jato d’água jorrava pelos canos da ETA (Estação de Tratamento de Água), em que fica a sede da CIS – Companhia Ituana de Saneamento.

Logo começou a circular a informação de que seria um vazamento, o que preocupou os ituanos que historicamente sofrem com a falta d’água na cidade. Porém, segundo a autarquia, tudo estava sob controle, pois era apenas um teste para a nova adutora que está sendo construída no Mombaça, o Sistema Utu-Guaçu.

“Ontem [domingo] a CIS realizou o primeiro teste de adutora Utu-Guaçu. A água que vocês estão vendo é água bruta, ainda não recebeu tratamento, se ela não estivesse saindo aí estaria indo para o Rio Tietê. A partir de hoje [segunda] a CIS uma série de testes e manobras para a adutora Utu-Guaçu estar em condições totais de operação em agosto. Uma conquista histórica para a nossa cidade”, informou a CIS ao JP.

A autarquia havia informado na semana anterior, antes do início das restrições de divulgação impostas pela Lei Eleitoral, que haveria os testes, porém não especificou o dia exato. Também informou que, simultaneamente aos testes, a adutora do Sistema Mombaça seria temporariamente paralisada para manutenção de 12 grandes vazamentos. 

Segundo a CIS, essa intervenção é necessária para garantir a eficiência e a continuidade do fornecimento de água durante o período de estiagem deste ano. “Durante essas obras, podem ocorrer oscilações no abastecimento de água”, afirmou a autarquia na oportunidade.

Disputa eleitoral

A cena da água jorrando na ETA virou motivo de disputa eleitoral e guerra de narrativas. Alguns opositores ao atual governo se manifestaram. O mais enfático foi o deputado estadual e pré-candidato a prefeito Rodrigo Moraes (PL), que gravou um vídeo ao lado de um pré-candidato no momento em que água jorrava.

“Mais um absurdo! Fruto da incompetência da gestão pública municipal de Itu, uma vergonha e mais um tapa na cara do cidadão ituano, que não tem água na torneira, mas tem água jorrando no novo chafariz do atual prefeito. Vergonha é pouco. Irei tomar as devidas providências”, declarou o político em suas redes sociais.

O prefeito Guilherme Gazzola (PP) respondeu a Rodrigo, afirmando que ele fez um “papel rídiculo”. “Da próxima vez conheça a sua cidade e suas obras para não passar vergonha e toma um calmante para aquietar o seu ‘pitizinho’”, escreveu o chefe do Executivo em sua página pessoal.

Na segunda-feira (15), Gazzola gravou um vídeo reforçando o que a CIS já havia comunicado, explicando que o teste – que é feito por metros e coluna d’água – foi um sucesso. “Aquilo mostrou que está tudo muito bem colocado”, disse o prefeito ituano, informando que até o início de agosto o Sistema Utu-Guaçu estará em pleno funcionamento.