Tradicional Estouro do Judas acontece pela 141ª vez em Itu
Neste Domingo de Páscoa (01/04) acontece mais uma vez o tradicional Estouro do Judas ao meio-dia na Praça da Matriz. A ideia, trazida de Portugal por Joaquim da Costa Oliveira em 1877, acontecia inicialmente no Sábado de Aleluia e, apenas no século 20, passou a ser realizado no Domingo de Páscoa.
O Estouro do Judas aparece no Guinness Book (Livro dos Recordes) como manifestação cultural única no mundo. Este ano, a atração será apresentada na cidade pela 141ª vez. Diferentemente de outros lugares em que Judas é malhado, em Itu, além de Judas, é representado também o Diabo, recheado de explosivos, que proporciona um show pirotécnico.
Os bonecos têm a estatura mediana de seres humanos e são colocados em um mastro com bombas que vão explodindo uma a cada vez. O boneco do Diabo acaba sentado nos ombros de Judas e, ao final, os dois explodem.
Devido à realização do espetáculo, as ruas do entorno da praça serão interditadas para isolamento e colocação das grades a partir das 10h15. A liberação total está prevista para ocorrer às 13h.