Tradicional Romaria de Itu à Pirapora acontece neste fim de semana
Cavalgada organizada pela Associação dos Romeiros de Itu está celebrando seu Jubileu de Ouro
A Associação dos Romeiros organiza uma cavalgada neste sábado (9), que terminará no domingo (10), em frente à Matriz. O ponto de encontro será em frente à Ponte Nova, com o horário previsto para as 8h30. De lá, os participantes seguirão para a famosa gruta da Glória, pela Estrada Parque, no limite entre as cidades de Itu e Cabreúva. Chegam à cidade de Cabreúva para o almoço e seguem pela Rodovia SP-312, conhecida como “Estrada dos Romeiros”, até alcançarem o Santuário de Pirapora do Bom Jesus.
Na manhã de domingo, ocorre a missa dos romeiros, às 5h, e, em seguida, inicia-se o caminho de volta a Itu. Às 16h, os romeiros devem fazer a entrada oficial nos territórios ituanos, que passará pelas ruas centrais da cidade, com destino à Igreja Nossa Senhora da Candelária (Matriz), onde um padre dará a benção aos cavalos. Todos os seguidores, de carro, charrete ou a cavalo, deixam marcas de fé e religiosidade durante toda a passagem.
Ademir de Campos, vice-presidente da Associação dos Romeiros de Itu, calcula uma média de 1.300 pessoas participando com cavalos ou charretes da romaria, e, como apoio, irão cerca de 3.500 pessoas, geralmente de carro, seguindo o familiar ou amigo, caso precise de alguma assistência ou esteja a passeio.
Os romeiros definem a cavalgada como uma “confraternização de fé”. Muitos deles fazem o percurso da romaria com o intuito de pagar uma promessa, em função de uma graça ou um benefício alcançado. Outros fazem a peregrinação movidos pela fé. A confraternização entre amigos e a celebração da vida, além do clima familiar, também se tornam razões para reunir tantos fiéis, que também pedem bênçãos para a próxima edição da romaria.
A Associação de Romeiros de Itu abre o convite a todos para participar da 50ª edição da romaria do grupo.
Continuação das comemorações
No mês passado (24 de junho), a Associação comemorou com um jantar os cinquenta anos de história. O Jubileu de Ouro foi celebrado no Plaza Hotel e contou com a presença de cerca de 700 convidados.
Na ocasião, Ademir Campos ressaltou a importância dessa história, iniciada com Renegildo Micai, primeiro presidente e fundador do grupo, que começou pequeno, mas, segundo ele, conta, hoje, com 28 diretores, responsáveis por “colocar essa romaria na estrada”, relata o vice-presidente da Associação.