Treinamento Resistido para crianças e adolescentes
Treinamento Resistido Para Crianças E Adolescentes
Pouco se fala sobre treinamento resistido para crianças e adolescentes, e ainda há controversa sobre sua eficácia. Porém, estudos mais recentes mostram grandes benefícios, quando esses exercícios são individualizados e assistidos por um profissional da área.
É sabido que crianças são plenamente capazes de render em trabalhos intensos e rápidos, ou seja, os exercícios de treinamento de força, ou pliométricos (anaeróbicos). Porém para uma segurança da criança ou adolescentes, deve-se iniciar o treinamento resistido com exercícios de baixa resistência (carga), até que a aquisição da técnica seja perfeita. Posteriormente, com cautela, essa carga pode sofrer um aumento.
Pela baixa atividade enzimática, menor glicogênio muscular e níveis baixos de testosterona, eles tendem a ser menos aptos a atividades anaeróbicas de longa duração, então é importante que durem de 20 a 30 min, e de 2 a 3 vezes na semana, sempre com aquecimento antes do exercício e alongamentos posteriormente.
Para um benefício a saúde, esse treinamento deve ser combinado com exercícios aeróbicos, como corridas, andar de bicicleta, jogar bola, natação, ou a prática de esportes.
É garantido em criança e adolescentes que praticam musculação, melhora da coordenação motora, aumento da ativação de unidades motoras, rigideztendínea, reflexo de alongamento, pouca ou nenhuma alteração do tamanho dos músculos, pois o ganho de força em crianças ocorre, basicamente, como consequência das adaptações neurais.
Então, aquela pergunta frequente dos pais: “Meu filho pode fazer musculação?”, a resposta é SIM, não só pode como deve, desde que seja respeitado as diretrizes da American Academyof Pediatrics, da American Orthopaedic Society for Sports Medicine, e da National Strengthand Conditioning Associations para Treinamento de Força, supra citadas, e o acompanhamento do profissional professor de Educação Física.
Bruno Dornelles Benedetti
CREF – 130737-G/SP