Tribuna do Leitor – 21/04/17
Senhor jornalista
Morador de Itu, desde que nasci, fico triste e preocupado quando a cidade perde alguma coisa de valor. Assim foi há pouco tempo quando a TV Convenção saiu do ar e praticamente deixou de existir. Quer dizer que Sorocaba, Indaiatuba e outros municípios têm suas TVs locais, o que significa um patrimônio valioso para qualquer cidade, enquanto que Itu, tendo a chance total de ter uma emissora dessas, não dá a menor atenção! E outra coisa importante. Onde foi parar a nossa Guarda Mirim? Dizem que a justiça proibiu, mas que justiça é essa que proíbe algo tão bom para qualquer comunidade? São coisas que fizeram e fazem falta para Itu.
Alceu Carvalho de Souza
Para a Tribuna do Leitor
Na última reforma que aconteceu na Praça da Matriz, a maioria das árvores teve uma proteção de grades ou rodas de concreto em torno delas. As grades foram danificadas e as rodas com o topo arredondado servem como assento para as pessoas. Não seria o caso dessas rodas serem adaptadas logo como bancos redondos? Acho que é uma crítica construtiva.
Ana Cristina Appendino
Periodicidade
Eu sou assinante do Jornal Periscópio há mais de dez anos e fiquei muito triste com o novo modelo de entrega, que agora ocorre só duas vezes por semana. Abri o jornal de hoje, dia 19 de abril, e só tem notícia da semana passada ou que já aconteceu há mais de uma semana, principalmente as matérias policiais.
Eu acho que, já que vocês do jornal dizem que o Periscópio é o “jornal do povo”, o certo seria fazerem uma enquete com os assinantes para realmente ver o que o povo quer, e não só ouvir meia dúzia de pessoas e mudar assim, de uma hora para outra. Ou vocês acham que nós, assinantes, não temos opiniões para melhorar o jornal?
Fernando Aparecido Eloy Fonseca
Nota da Redação: Infelizmente, o atual momento publicitário não permite a circulação trissemanal deste jornal após tantos anos. No entanto, há a convicção de que a cada edição haverá melhorias e tanto os leitores de banca como os assinantes haverão de senti-las. Por enquanto, nossas escusas.
Volta Pedestre
Quero parabenizar os organizadores e patrocinadores pelo evento esportivo, mas também deixar meu descontentamento quanto à pouca acessibilidade aos participantes PCDs no local da chegada, ao serviço ruim de som que nunca acertam, todo ano é a mesma coisa, a premiação feita em local inadequado, em meio à terra e poeira, sendo que esta poderia ser feita na própria avenida. Injusta também foi a premiação aos 5 primeiros colocados na categoria moradores de Itu, já que estes não ganharam sequer um tostão. Com a participação de mais de mil atletas nas duas provas disputadas, faltou uma premiação na categoria (que o fizessem de 10 em 10 anos, pelo menos aos três primeiros de cada uma nas duas corridas). Por parte da imprensa, pouca consideração temos, pois não se publicam fotos dos primeiros colocados Ituanos nas duas provas. Enfim, não adianta esse jornal criticar mentiras da internet se em contrapartida o mesmo não dá a devida atenção e cobertura à altura a esse evento único que se tem anualmente na cidade.
Atenciosamente,
Aldo Meira
Fundador da ONG CRIA BRASIL e campeão na prova dos 6.4 km (categoria morador de Itu, campeão na categoria 55/59 anos e 7º colocado na mesma com o tempo de 23 minutos e 41 segundos)
Nota da Redação: A cobertura do Jornal Periscópio foi feita antes, durante e depois. Num evento em que mais de 2.500 pessoas participam, não há como se publicar fotos de todos. Se o leitor não foi fotografado, vários outros também não foram, infelizmente. Porém, além do jornal impresso, várias outras fotos foram postadas no site www.jornalperiscopio.com.br, o qual convidamos-o a acompanhar.
Errata
Na matéria “Dance!”, publicada no caderno Tudo Mais da última semana, foi informado que Antonio Valini é proprietário do Clube dos Casados de Salto. Na verdade, ele faz parte da diretoria do referido clube – que não possui um dono. O “Periscópio” pede desculpas por qualquer transtorno causado.
No resultado do site minhasinscricoes.com.br, consta 960 participantes na prova de 10 km e 100 participantes na prova de 6.4 km, calculei uns 300 caminhantes!
Sobre as fotos,a crítica foi com relação a imprensa escrita e nao com o site, pois vi dezenas de fotos de pessoas que participaram sim , mas no entanto nao são corredores/atletas e sim aqueles que gostam de aparecer nas colunas sociais e confirmo, nao houve premiacão para nenhuma categoria na faixa.