UNEI promove Celebração Inculturada Afro-brasileira

Na próxima segunda-feira (20), a UNEI – União Negra Ituana estará realizando a 31ª Celebração Inculturada Afro-brasileira de Itu, que acontecerá na Igreja de São Benedito, na Rua Santa Cruz, 600, no Centro, a partir das 17h. 

A celebração lembra também o Dia da Consciência Negra e será presidida por padre Renilton. Com orientação da liturgia católica, a cerimônia recebe a ornamentação com variações melódicas, dentre elas o samba, afoxé, baião e toada, com acompanhamento de instrumentos como berimbau, atabaques e outros.

O culto ecumênico acontece em Itu desde 1993 e a data, 20 de novembro, é o Dia da Consciência Negra por marcar a morte de Zumbi dos Palmares, o maior líder da história dos negros no Brasil. 

Os cânticos trazem letras lembrando cultos afro-brasileiros nas línguas ioruba, nagô, bantu e tupi-guarani e a cenografia é repleta pela natureza de plantas, flores e alimentos, simbolizando orixás e entidades afro-brasileiras.

Inculturada – Antes denominada Missa Afro-brasileira, agora o acontecimento é Celebração Inculturada Afro-brasileira. A reportagem manteve contato com padre Ton, da paróquia de Nossa Senhora Aparecida, que esclarece.

“Não será uma missa, mas sim uma celebração inculturada e isso significa que haverá um misto da nossa vivência cultural brasileira com a representatividade da cultura afrodescendente. Na celebração são adotados alguns elementos para que se possa reconhecer também as origens católicas e da cultura afro, também presente na nossa cidade e em nosso país”, afirma.