Unimed Salto/Itu emite comunicado sobre atendimentos, exames e atestados
Em comunicado enviado aos seus conveniados, a Unimed Salto/Itu informou que, nos últimos dias, tem registrado aumento expressivo de pacientes em seus dois pronto-atendimentos.
Nas duas últimas semanas o número de atendimentos clínicos adultos dobrou: a média tem sido de 500 atendimentos por dia – normalmente a média diária era de 250 atendimentos. “Por isso, apesar de todos os esforços, o tempo de espera nos pronto-atendimentos tem sido de 5 a 6 horas, muito acima do normal”, afirma a rede.
Para ajustar os fluxos e proporcionar mais conforto aos pacientes, a realização dos exames para detecção de Covid-19 e Influenza passará ser feita de forma eletiva, ou seja, fora da estrutura do pronto-atendimento. Após o atendimento e avaliação clínica, o paciente poderá ser encaminhado para realizar os exames, a critério médico.
Seguindo a atual diretriz adotada pelo Ministério da Saúde, os atestados para os pacientes com sintomas respiratórios passam a ser emitidos pelo período de sete dias. Não há indicação de atendimento, coleta de exame ou afastamento para contactantes assintomáticos.
Perguntas frequentes sobre os exames
A Unimed Salto/Itu também fez uma lista de perguntas frequentes sobre os exames. Confira:
- Como o exame é agendado? Depois que o paciente é atendido no pronto-atendimento, e se houver a solicitação de exames, ele precisa apenas aguardar o contato da equipe da Unimed para o agendamento. Em caso de dúvidas, ligar para: (11) 4602 9491 ou (11) 4602-9492
- Quando a equipe da Unimed entrará em contato para agendar o exame? Em até 48 horas úteis.
- Qual o prazo de resultado do exame? O prazo de resultado será informado em um protocolo que o paciente receberá no momento da coleta do exame. Pedimos a compreensão de todos diante do atual cenário, que tem sobrecarregado as estruturas de saúde de toda a região, e reforçamos nosso compromisso em continuar prestando o melhor atendimento possível.
A Unimed Salto/Itu, sempre apresentou demora no atendimento, independente da pandemia, isso que estão divulgando é apenas desculpas para explicar a incompetência e o descaso com seus conveniados.
O atendimento no PA da Unimed está um caos. Essa demora no atendimento não é por conta da pandemia que já é conhecida a mais de 2 anos e não deveria mais ser usada como justificativa. Várias vezes com apenas uma pessoa para ser atendida e demorou mais de duas horas na recepção (vazia).
Outro problema são os exames de Covid 19, que não é mais feitos ou solicitatos, segundo o médico só em casos graves com internação; o médico já passa remédio direto. Lamentável como a Unimed tem tratado dos pacientes que precisam do pronto socorro principalmente.
Bom dia. Essa unimed ta uma vergonha. Eles estão tendo maiß pacientes que comporta a estrutura. E isso não é de hj não. Com o aumento na pandemia. Ja precisei ir de madrugada no PS e demorar até 2h para ser atendida, e sem ninguém na sala de espera, tem poucos profissionais enfermeiros e técnicos e com certeza poucos médicos também.
Ja que a demanda está grande coloca mais consultorio para mais médicos. Separa as crianças denovo. Separa os infectado dos outros com outros problemas. A unimed já foi um PS de referência, agora com quem vc fala diz que estamos pior que o sus. Só lamento a decadência.