Vacinação contra a gripe é estendida para toda a população

Desde segunda-feira (5), o Ministério da Saúde disponibilizou a vacina contra a gripe para toda a população. Estados e municípios foram orientados a ofertar a vacina para todas as faixas etárias, enquanto durar o estoque de 10 milhões de vacinas.

A medida só é válida neste ano e foi adotada porque ainda há estoque disponível. Até sexta-feira passada (2), 41,3 milhões de pessoas do público-alvo se vacinaram contra a gripe. A campanha foi prorrogada para até o dia 9 de junho e o Estado de São Paulo já atingiu uma cobertura vacinal de 75,45%.

Entre os públicos-alvo, os trabalhadores da saúde registraram a maior cobertura vacinal, com 3,9 milhões de doses aplicadas, o que representa 84,5% do público. Os grupos que menos se vacinaram são as crianças (62,3%), gestantes (62,4%), professores (76,7%) e puérperas (83,2%).

Além do grupo prioritário, também foram aplicadas 8,4 milhões de doses nos grupos de pessoas com comorbidades, população privada de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano: A/H1N1, A/H3N2 e influenza B. A vacina contra influenza é segura e também é considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações e casos graves de gripe.