Vamos viajar?

Além de ser uma ótima forma de relaxar, viajar nos permite conhecer novos lugares e culturas, expandindo nossos horizontes

A oportunidade de explorar outras cidades, estados e até mesmo outros países vai muito além do descanso e lazer: ela nos proporciona a chance de conhecer novas pessoas, as formas que elas vivem e as peculiaridades de cada lugar.

O Dia Mundial do Turismo, que é comemorado em 27 de setembro, foi oficialmente estabelecido pela Organização Mundial do Turismo (OMT) no ano de 1980. Essa prática, mais do que um ramo da economia, é uma área de estudo das Ciências Sociais, sendo muito estudada também pela Geografia.

O turismo compreende a prática do deslocamento para lugares diferentes em um período inferior a um ano e que não esteja vinculado a atividades de trabalho. E para se tornar um bom turista é preciso se planejar para conseguir fazer uma boa viagem e aproveitar ao máximo.

A primeira dica é traçar o perfil da viagem: cultural, religiosa, de aventura, romântica, entre outras opções. Depois, procure comprar as passagens com antecedência, isso é fundamental para todo o processo, já que você ganha também mais opções disponíveis e corre menos riscos de encontrar destinos esgotados. Outra dica importante é de não se esquecer de checar os documentos exigidos, muitas vezes essas coisas levam tempo e podem te atrapalhar.

Após comprar as passagens, é hora de escolher e reservar a hospedagem. Não meça esforços para procurar o local mais adequado para você e, antes de tudo, preste atenção na localização para facilitar o acesso aos passeios turísticos e pontos interessantes do destino escolhido.

Informe-se sobre como funciona o transporte e acessos ao local e depois disso elabore o seu roteiro. Coloque todos os pontos que você deseja conhecer, os passeios dos quais quer participar e onde cada um fica. Com essas dicas, é só colocar o pé na estrada e curtir a viagem.

Como fazer a mala

Outro passo importante em uma viagem é a organização da mala. Confira algumas dicas para facilitar a arrumação:

  • Primeiro e mais importante de tudo: faça um checklist antes de começar a arrumar a mala. Dessa forma você se certifica de que não vai esquecer nada;
  • Coloque tudo que pretende levar em cima da cama, assim facilita que você veja o que está indo a mais ou o que está faltando;
  • Confira a previsão do tempo antes de viajar. Desse modo, fica mais fácil escolher as roupas que você mais vai usar;
  • Nada de potes enormes de xampu e condicionador. Coloque-os em pequenos frascos de silicone para economizar espaço. Depois, guarde-os em uma nécessaire;
  • Além da mala, carregue uma mochila com objetos pessoais, como os documentos.

 

 

12 destinos poucos conhecidos para visitar no Brasil

>>Alcântara, Maranhão: Em Alcântara é possível testemunhar as manifestações culturais típicas maranhenses, além de procissões, missas, muita música, dança e queima de fogos.
>> Alfredo Chaves, Espírito Santo: Situada entre o mar e as montanhas, é famosa por suas dezenas de cachoeiras repletas de opções de esportes de aventura, incluído uma das melhores rampas de asa delta e voo livre do país.
>> Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul: Uma visita à Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, revela rapidamente as raízes profundas deixadas pelos imigrantes italianos, preservadas através da arquitetura, cultura e gastronomia.
>> Bom Jesus da Lapa, Bahia: A cidadezinha banhada pelo Rio São Francisco tem o apelido de Capital Baiana da Fé, tamanho o número de fiéis e turistas que visitam o santuário de Bom Jesus.
>> Cabo Frio, Rio de Janeiro: Uma das joias da região dos lagos carioca, Cabo Frio encanta por suas belas paisagens naturais e povo acolhedor.
>> Caldas Novas, Goiás: Uma das estações de águas termais mais conhecidas do país, Caldas Novas serve tanta para quem tem dinheiro para gastar nos resorts quanto para quem quer economizar e curtir toda a beleza que a natureza local oferece.
>> Camocim, Ceará: Um clima tranquilo e aconchegante e um cenário natural digno de cartão-postal são as marcas da pequena Camocim, onde há coqueiros, falésias, manguezais, lagos e dunas, que compõem a paisagem estonteante.
>> Coruripe, Alagoas: É o destino perfeito para fugir do inverno e aproveitar o clima quente do Nordeste o ano todo, em meio a um refúgio tão rústico quanto charmoso.
>> Ilha de Marajó, Pará: Trata-se do maior arquipélago fluviomarinho do mundo, banhada pelo Oceano Atlântico e pelos rios Amazonas e Tocantins.
>> Peruíbe, São Paulo: Famosa por seu turismo ecológico e rural, a cidade esbanja belos cenários naturais intocados e praias quase desertas.
>> Sirinhaém, Pernambuco: Praias como Barra do Sirinhaém, Gamela e Guadalupe impressionam por suas extensas faixas de areia dourada e muitos coqueiros.
>> Urubici, Santa Catarina: Montanhas selvagens, cavernas repletas de inscrições rupestres e muitas cachoeiras compõem a paisagem natural fascinante da cidade.