Veículos Históricos: uma Cinquentinha quarentona
A primeira moto “made in Brazil” estará fazendo 45 anos em outubro. Trata-se da Yamaha RD 50, que ficou conhecida como Yamaha Cinquentinha. Em plena crise do petróleo de 1974, nascia em outubro a primeira motocicleta fabricada no Brasil.
Além do pioneirismo, a marca japonesa criou um produto inovador para a época, já que reunia baixo custo de manutenção e alto desempenho, além de preço acessível. Até então alguns modelos como a Lambreta e a Java já eram montadas no país, mas nada poderia ser comparada à Cinquentinha.
A Yamaha, até então instalada desde 1970 na Rua General Osório, no centro de São Paulo, inaugurou em 1974 sua fábrica em Guarulhos/SP – a primeira fora do Japão. Com pompa, a inauguração contou com a presença do presidente mundial da Yamaha, Hissao Koike, e do ministro da Indústria e Comércio da época, Severo Gomes.
Na publicidade da época, a RD 50 era anunciada como “a Yamaha mais moderna do mundo”. O modelo foi fabricado até 1978, sendo substituída posteriormente pela RD 75, RX 80 e mais adiante pelas mais potentes RD 125 e TT 125, a primeira trail brasileira. O motor dois tempos não possuía válvulas ou comando de válvulas, o que o tornava muito simples no funcionamento ou manutenção.
Segundo os dados da época, a Yamaha RD 50 poderia atingir velocidade máxima de 80km/h e prometia fazer 60km/l, o que era muito convidativo para aqueles tempos em que a crise de combustível começava a atormentar o consumidor. Além disso, podia transportar até 75 quilos, com excelente desempenho.