Vereador Matheus Costa propõe que Itu crie a “Virada Cultural”

O vereador e pré-candidato a prefeito de Itu pelo Partido Humanista da Solidariedade (PHS), Matheus Costa, protocolou na Câmara dos Vereadores projeto de Lei que institui a Virada Cultural na cidade. “A ‘Virada’ consiste em um evento aberto ao público e difundido por todas as regiões, destinado à manifestação de diversas formas de arte. Em 2012, mais de 1200 atrações se dividiram em 250 locais da cidade de São Paulo, além da programação vasta dos eventos na edição paulista, que acontecem em cidades da região como Indaiatuba, Sorocaba e Jundiaí, por exemplo”, comenta Matheus. O vereador tem interesse em formar parceria com o Conselho de Cultura da cidade, a fim de reunir ideias para realização deste evento.

De acordo com o Projeto de Lei, são objetivos da Virada Cultural: Propiciar espaço para diferentes expressões artísticas e culturais; Sensibilizar acerca da importância de eventos culturais; Fomentar o turismo e o acesso gratuito aos espetáculos; Valorizar o centro histórico e promover manifestações artísticas e culturais em diversos bairros; Incentivar diferentes usos de espaços públicos; e ampliar a utilização dos equipamentos públicos.

“Os benefícios do evento para a cidade de Itu extrapolam com a esfera cultural. Do ponto de vista turístico e econômico, a Virada Cultural atrairá, além do público ituano, a presença de visitantes de outras cidades, fomentando hospedagens, tanto em campings quanto em hotéis, além de incentivar o comércio e a prestação de serviço”, acrescenta o vereador.