Vereadores de Itu realizam visita à sede da CIS

Dez vereadores participaram da visita à sede da CIS, que foi acompanhada pelo superintendente Reginaldo Santos (Divulgação/CIS)

Na tarde da última segunda-feira (15), vereadores de Itu realizaram uma visita às instalações da Estação de Tratamento de Água Rancho Grande, que também abriga a sede administrativa e o Centro de Controle Operacional da CIS (Companhia Ituana de Saneamento). Edis de situação e oposição participaram da vistoria técnica, como a autarquia informou.

Os vereadores presentes foram Moacir Cova (PSC), Thiago Gonçales (PL), Normino da Rádio (Cidadania), Marcos Moraes (União Brasil), Donizete André (Republicanos), Luisinho Silveira (MDB), Patrícia da ASPA (PSD), Eduardo Ortiz (MDB), José Galvão (União Brasil) e Mané da Saúde (PDT).

Durante a visita, as autoridades do Legislativo ituano tiveram a oportunidade de, de acordo com a CIS, “comprovar o pleno funcionamento dos reservatórios, incluindo o equipamento inaugurado pela CIS em 2018 com capacidade para três milhões de litros”. Puderam, ainda, entender como é feito o controle do nível operacional de cada reservatório de água tratada da cidade e, por fim, acompanharam o andamento da reforma dos filtros e decantadores da ETA Rancho Grande, iniciada em julho deste ano.

“Com essa visita os vereadores não só ficaram informados sobre nossa atuação em prol do abastecimento de Itu, como verificaram de perto todas as instalações da CIS. Nosso trabalho é transparente e novas visitas serão planejadas ao lado dos vereadores de Itu”, explica Reginaldo Santos, superintendente da CIS.

Na sessão de terça-feira (16), os vereadores repercutiram a visita à CIS. Eduardo Ortiz, por exemplo, criticou o baixo número de atendentes no callcenter da CIS. José Galvão também reforçou a reclamação quanto ao atendimento ao cliente prestado pela autarquia. Ortiz ainda disse que 40% dos filtros estão inoperantes por conta das reformas, o que impacta o abastecimento de água.

O vereador do MDB agradeceu o superintendente pela visita, mas afirmou que deixou “bem claro” que foi apenas uma visita, e não uma fiscalização. “Fiscalização não tem agendamento prévio. Em outro momento eu farei, sim, uma fiscalização. Ortiz também criticou a afirmação de que os vereadores puderam “comprovar o pleno funcionamento dos reservatórios”. “Eu tive a oportunidade de comprovar o que eu venho dizendo há tempos nesse plenário: não tem água em Itu”, afirmou.