Vereadores estão ‘liberados’ para apresentarem vídeos no Legislativo
Josimar Ribeiro exibiu vídeo de uma vistoria na Adutora Mombaça. Givanildo Soares alertou presidência da Casa
Na sessão desta segunda-feira (15), o vereador Josimar Ribeiro (PTN), durante seu pronunciamento na Palavra Livre, resolveu apresentar um vídeo referente a uma vistoria feita por ele na Adutora Mombaça e comentá-lo. O fato chamou a atenção dos demais vereadores. Givanildo Soares (PROS) alertou a presidência da Câmara, dizendo que a atitude abriria um precedente para que os demais vereadores também fizessem uso de vídeos.
Olavo Volpato (PMDB), que respondia pela presidência na Câmara no momento, pediu a palavra e disse que se tratava de uma atitude que já havia sido tomada no passado, desde os tempos do vereador Claudemir Carlos de Moraes. “Ele usava as sessões para apresentar vídeos. Todos têm direito, desde que seja na Palavra Livre”, explicou Volpato.
Porém, logo após o pronunciamento de Olavo, o presidente da Câmara, Marquinhos da Funerária (PSD), voltou ao plenário e explicou a situação. “O vereador que quiser fazer uso de vídeos terá que fazer um protocolo na ATL (assessoria técnico-legislativa) da Câmara e depois o presidente irá decidir se autoriza ou não”, declarou.
Em questão de ordem, Matheus Costa (PHS) indagou quais os critérios que vão ser adotados para saber se poderá ou não utilizar os vídeos. Em resposta, Marquinhos esclareceu que será uma decisão tomada junto com o jurídico da Casa de Leis. “O Dr. Eduardo (diretor jurídico) vai ver se o vídeo pode ou não ser exibido. Mas cada caso é um caso”, finalizou.