Viação pleiteia aumento de tarifa de ônibus, mas Prefeitura acha valor abusivo
Empresa responsável pelo transporte coletivo solicitou reajuste para R$ 4,74 ainda no governo passado
Na semana em que o transporte público de Itu entrou em greve por conta de atrasos nos pagamentos dos motoristas, muito se comentou sobre um possível reajuste no valor da tarifa. O “Periscópio” entrou em contato com a direção da Viação Avante/Itu e também com a Prefeitura para saber a possibilidade do aumento.
Segundo Marcos Assunção, gerente administrativo da empresa responsável pelo transporte público na cidade, a solicitação já foi feita, porém na gestão passada. “O pedido de reajuste tarifário, que é previsto em contrato, foi protocolado em novembro de 2016”, informou ao JP. E o valor solicitado pode impactar no bolso do usuário.
“Em nossa planilha de custos, o valor necessário em razão da defasagem dos últimos anos seria R$ 4,74”, prossegue Marcos. Segundo ele, o reajuste é necessário para o equilíbrio econômico e financeiro do contrato, bem como proporcionar os investimentos necessários para melhoria no sistema.
Marcos Assunção também nos informou que, até o momento, não houve conversas entre a empresa concessionária do transporte público e nova administração a respeito de reajuste da tarifa, pois o pedido foi protocolado na administração anterior.
Já a Prefeitura confirma que o pedido de reajuste foi protocolado na AR-Itu (Agência Reguladora dos Serviços Delegados) e na Prefeitura de Itu no mês de novembro passado. “O atual governo considera a sugestão do valor abusivo e não há previsão para reajustes até o momento”, informou.