Vídeo mostra confusão entre equipes de transição de governo em Itu
Um vídeo difundido em grupos de WhatsApp, e posteriormente divulgado nas redes sociais, mostra uma confusão entre as equipes de transição de governo em Itu. O entrevero ocorreu na manhã desta sexta-feira (29) no andar da Secretaria Municipal de Saúde, no Paço Municipal.
No local, estavam o prefeito Guilherme Gazzola (PP), secretários municipais, seguranças do chefe do Executivo e também membros da equipe do prefeito eleito Herculano Passos (Republicanos), como o advogado Dr. Adriano Alves e o médico Dr. Márcio Jorge.
Durante a confusão, Gazzola pede para Alves não encostar nele e afirma que ele não poderia entrar em um gabinete. Alves pergunta o motivo e segue encostando no prefeito, que dispara: “eu tenho um certo nojo de você”. O advogado segue próximo de Gazzola, que acaba dando um empurrão. Houve provocações e deboches de ambos os lados.
Seguranças de Gazzola e outros funcionários acabaram cercando os dois e impedindo que a briga prosseguisse. Porém, as provocações continuaram, especialmente entre o prefeito e Márcio Jorge, que trocaram insinuações e ironias.
Confira o vídeo:
O que disseram os envolvidos:
- Na página oficial de Herculano Passos, um corte do vídeo foi publicado com a seguinte mensagem: “Quando uma diferença política descamba pro campo da agressão pessoal, não se trata mais de uma mera diferença política. Guilherme Gazzola prova a cada dia sua arrogância e seu instinto de coronel que não quer largar o osso. Dessa vez, foi longe demais – numa reunião que deveria ser de trabalho, o prefeito agrediu um membro de nossa equipe de transição de governo. Mais do que triste, é inadmissível que alguém que chegou a uma posição tão importante se preste à agressão física porque não aceita a derrota nas urnas. Se controla, Gazzola”.
- O advogado Adriano Alves também se manifestou: “Infelizmente o descontrole emocional do atual prefeito impossibilita o cumprimento da Lei municipal nº 1845/2016, artigo 7º que diz ‘o Prefeito em exercício deverá garantir à equipe de transição acesso irrestrito a todos os órgãos da Prefeitura, e toda a infraestrutura necessária ao desenvolvimento dos trabalhos, incluindo espaço físico adequado, equipamentos, material de expediente e pessoal que se fizer necessário’. Não é a primeira vez que agressões verbais acontece, mas hoje chegou em seu limite. Essa semana foi expedida uma decisão liminar onde determina que o atual prefeito responda a todos os ofícios e pedidos de informações que até agora foram negados. Vamos continuar a transição e esperamos que os ânimos se acalmem”.
- Já o prefeito Guilherme Gazzola publicou o vídeo na íntegra com a seguinte legenda: “Deixo aqui o vídeo sem cortes do ocorrido pela manhã. Não tem sido fácil tolerar todo dia aquilo em que pensávamos ser uma transição e tem sido um show de provocações. A minha tranquilidade pede para que vocês tirem suas próprias conclusões”. Também em sua rede social, o prefeito escreveu: Nestes 20 anos de vida púbica já entrei em muitos embates, já chorei, já sorri, mas nunca me deparei com um grupo de pessoas tão despreparadas, rancorosas como a equipe deste Herculano. A figura deste Adriano personifica estas pessoas com sérias limitações intelectuais, provocativos, despreparados emocionalmente para o poder e uma palavra resume: REPUGNANTES”.