Coral Vozes de Itu se prepara para a Semana Santa 2016
O Coral Vozes de Itu está preparando seu repertório para participar das tradicionais cerimônias da Semana Santa de Itu. Desde 1995, o grupo desenvolve um trabalho diferencial de valorizar a obra de compositores ituanos.
Neste ano, o Coral irá homenagear o Maestro Tristão Mariano da Costa (1846 – 1908), Mestre de Capela da Igreja Matriz de Itu, compositor de música sacra muito divulgada em Itu e Piracicaba.
Aluno de Elias Lobo, Tristão Mariano deixou uma obra musical estritamente sacra, influenciada por compositores italianos, como Mercadante e Ruta, bastante apreciada entre as décadas de 1870 e 1920 porque, mesmo depois da sua morte, seu filho Tristão Júnior continuou executando-a nos coros das velhas igrejas de Itu.
De Tristão Mariano, o Coral Vozes de Itu está preparando as “Matinas de Quarta-feira Santa”, para o Ofício de Trevas, que será cantado na Igreja do Carmo. Trata-se de um conjunto de nove responsórios, extraídos do Ofício Divino, que devem ser recitados em diálogo com leituras, salmos e antífonas, cantadas em Canto Gregoriano. Os responsórios são compostos em três partes, trechos para coro e para solistas.
Outro repertório preparado pelo Coral, da obra de Tristão Mariano, é o “Ofício da Sexta-feira Santa”, que será cantado na Igreja Matriz. Os trechos da obra são distribuídos entre as leituras e a adoração da Cruz. O Coral utilizará um harmonium que também foi usado por Tristão Mariano, para manter a mesma sonoridade original.
Além das obras de Tristão Mariano, o Coral está ensaiando os “Motetes para a Procissão de Passos”, de José Mariano e “As Três Horas de Agonia” de Elias Lobo, para o Sermão das Sete Palavras, que acontecerá na Igreja do Bom Jesus.
Atualmente o grupo conta com cerca de trinta e cinco cantores e tem como regente Luís Roberto de Francisco, professor de Música Paulo Zeppini e preparadora vocal Amanda de Souza. Acompanha o grupo o pianista Vinícius Costa.
CRÉDITO: Acervo – Museu da Música – Itu