Yamaha MT-07 ganha visual novo e mais conforto
Marca adota banco mais amplo e muda acerto da suspensão de sua naked média, que deve chegar ao Brasil no segundo semestre
Apesar do sucesso comercial da MT-07, com mais de 80 mil unidades vendidas nos últimos quatro anos, a Yamaha fez uma atualização no modelo, aprimorando alguns de seus pontos fracos. Além do visual novo, a MT-07 2018 traz assento mais confortável e suspensões retrabalhadas. Apresentada no Salão de Milão 2017, a nova geração da naked média chegou às lojas europeias no final de março – e também deve desembarcar no Brasil no segundo semestre.
Visualmente, a MT-07 parece ter “crescido”. O farol ficou mais largo e o tanque ganhou carenagens laterais encorpadas com entradas de ar maiores. A lanterna traseira também mudou e os piscas estão agora fixados ao lado do radiador. As mudanças são sutis, mas quando se olha o novo modelo ao lado do antigo fica mais fácil notar as diferenças.
Entretanto, a principal melhoria foi feita no conforto da MT-07, um dos pontos fracos da antiga geração da naked. O assento ficou mais amplo e, agora, estende-se mais à frente nas laterais do tanque. Permitindo acomodar melhor as pernas e facilitando a vida de quem é mais baixo.
A marca também alterou o acerto da suspensão. Na dianteira, os garfos telescópicos convencionais ficaram “mais esportivos”, leia-se, mais rígidos. Já na traseira, o monoamortecedor passa a oferecer ajuste no retorno.
Conjunto motriz consagrado
O motor bicilíndrico de 689 cm³ e refrigeração líquida manteve o mesmo desempenho. Bom torque desde os baixos giros até atingir o máximo de 6,9 kgf.m a 6.500 rpm; e potência máxima de 74,8 cv a 9.000 giros. O câmbio tem seis marchas e a transmissão final é feita por corrente. O consumo declarado (na Europa) é de 23,2 km/litro, que resulta em uma autonomia de pouco mais de 300 km.
O propulsor faz parte da estrutura do quadro de aço tipo diamante, que não sofreu alterações. Com isso, manteve o bom equilíbrio entre rigidez e flexibilidade que faz da MT-07 uma moto ágil e fácil de pilotar. O baixo peso – 182 kg em ordem de marcha – também ajuda.
Como não houve adição de tecnologias, como controle de tração e modos de pilotagem, a MT-07 não deve sofrer grandes alterações no preço. Em Portugal, o preço da versão com freios ABS passou de 6.950 euros no modelo 2017 para 6.995 Euros (R$ 28.850) na nova geração. Espera-se que aconteça o mesmo no Brasil, quando a naked média desembarcar por aqui. Atualmente, a MT-07 com ABS é vendida por R$ 32.290. Com informações do site Moto.com.br.