1ª Cia da Polícia Militar tem sede própria inaugurada em Itu

Evento foi prestigiado por diversas autoridades civis e militares (Foto: Daniel Nápoli)

Na tarde da última sexta-feira (05), foi realizada a solenidade de inauguração da sede própria da 1ª Companhia da Polícia Militar, sob o comando do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Itu. O espaço inaugurado está situado no cruzamento da Rua Theodora com a Avenida Otaviano Pereira Mendes, no Jardim Corazza, ao lado da Rodoviária.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, entre elas o prefeito Guilherme Gazzola (PL), o vice-prefeito Luciano Ribeiro (PL), o deputado federal Vinicius Carvalho (Republicanos), o presidente da Câmara Municipal de Itu Normino da Rádio (Cidadania) e os também vereadores Donizetti André (Republicanos), Eduardo Ortiz (MDB), Mané da Saúde (PDT), Ricardo Giordani (PL) e Thiago Gonçales (PL), o comandante do 50º BPM/I, Coronel PM Emerson Luciano de Almeida Drague, o comandante da 1ª Cia, Capitão PM Carlos Eduardo Carrilho, o comandante do Policiamento do Interior-7, Cel PM Denis Izumida, entre outras.

A sede, conta com salas de administração e atendimento ao público, auditório, pátio para viaturas, salas para atendimento médico, odontológico, fisioterapêutico e academia. A sede também será um ponto de visitação turística com uma mini viatura com sirene para as crianças, museu histórico da Polícia Militar, um totem para autoatendimento para cadastro de visitações e orientações de segurança por QR Code.

O prédio que abrigava antigo posto de saúde passou a ser de responsabilidade da corporação policial após um longo trabalho iniciado ainda na primeira gestão do prefeito Guilherme Gazzola e com o apoio do então vereador Luciano do SECOM (Sindicato dos Comerciários de Itu e Região) em 2018, que liderou na Câmara esse movimento a favor da Polícia Militar, concretizado após o aval do então coronel Antônio Valdir, do Comando do Policiamento do Interior-7 (CPI-7), sediado em Sorocaba.

Ao Periscópio, o prefeito Guilherme Gazzola comentou a respeito da importância do novo espaço. “É a maior companhia do Estado de São Paulo. Para nós é motivo de orgulho a cidade de Itu ter um aparelho tão qualificado como esse. O segundo ponto fundamental é mostrar pra sociedade que quando a gente quer é possível”, declarou.

Comandante do 50º Batalhão de Polícia Militar do Interior. Cel PM Drague também falou à reportagem. “A localização da sede é estratégica, de fácil acesso, uma referência para a população, para o cidadão que mora em Itu e que está passando por aqui, os turistas”, disse Drague. Para ele, a conquista do prédio próprio “é muito gratificante porque traz aquela questão de pertencimento, de cuidar, zelar pelo patrimônio”.

A outra conquista, segundo ele, é no quesito social. “Aqui vamos ter um museu que é aberto a visitação para o turista. Ele entra no roteiro de turismo da Prefeitura de Itu. Temos uma parceria com o Ceunsp (Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio), fornecendo estagiários na área de psicologia, nutrição, odontologia, fisioterapia e educação física”, acrescenta.

Reitor do Ceunsp, Marcel Fernando Cardozo também comentou sobre o projeto. “Uma parceria muito importante. Nosso objetivo aqui é começar um projeto piloto em um contrato já firmado envolvendo os cursos, serviços para toda a tropa da PM, trazendo nossos profissionais e alunos, ampliar possibilidades e melhorar qualidade de vida. Nossa proposta está casada, formação de qualidade com o serviço à comunidade”, destaca.

Ainda durante a solenidade, as autoridades discursaram e reforçaram a importância da sede própria para a sociedade e, ao final da cerimônia, ocorreu o descerramento das placas.