1º dia de prova do Enem ocorre em Itu

Estudantes na entrada do Ceunsp para a realização do primeiro dia de prova do Enem (Foto: Tucano)

O domingo (17) foi marcado pelo primeiro dia de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020. A aplicação foi realizada em meio à alta de casos de Covid-19 em 13 estados do Brasil e suspensão da prova no Amazonas. O primeiro dia de prova foi marcado ainda por uma abstenção recorde de 51,5% dos candidatos e por estudantes barrados, devido a superlotação de salas.

Casos assim foram registrados em São Paulo, no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os candidatos barrados devido as medidas estabelecidas de segurança e combate ao Covid-19 reclamaram que não receberam comprovantes ou qualquer documento após serem informados que teriam que fazer a reaplicação.

Falando sobre a prova em si, o primeiro dia abordou Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Entre as questões, foi abordada a desigualdade salarial entre homens e mulheres, dando como exemplo os atletas de futebol Neymar e Marta, além de abordar a escravização de chineses. Já a Redação teve como tema o estigma da saúde mental na sociedade brasileira, com o candidato tendo de fazer um texto dissertativo-argumentativo, apresentando opiniões e organizando a defesa de um ponto de vista.

Ao Portal G1, o ministro da Educação, Milton Ribeiro disse que a realização do Enem foi um sucesso. “Eventualmente, se nós disséssemos que não teria Enem neste ano, para mim, seria um insucesso, uma derrota da educação brasileira”, afirmou. “Claro que, no meio dessa pandemia, houve alguns ruídos, dificuldades, que vão ser averiguados”, acrescentou o ministro.

A reportagem do Periscópio voltou a conversar com a estudante Gabrieli Senci Cardoso, de 18 anos, que agora comentou a respeito de como se desenrolou o primeiro dia de provas em Itu, no Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (Ceunsp).

“Sobre os protocolos de distanciamento, sim, na sala que eu fiquei todos respeitaram os protocolos e as orientações do site do Inep, como levar garrafinha de água, máscara reservada para a troca e álcool em gel”, explica a estudante. Gabrieli explica ainda que em sua sala não teve lotação e que “apesar das carteiras estarem um pouco próximas por ser uma quantidade grande de candidatos, em sua sala deu para escolher os assentos respeitando o distanciamento”.

Já sobre a prova, a jovem analisou. “Admito ter sido cansativo pela quantidade de questões, mais foi tranquilo, as questões foram bem divididas por níveis e muito bem elaboradas, o que de certa forma me surpreendeu, muitas delas que agregaram em meu conhecimento”, comenta.

Em relação ao tema de redação, Gabrieli diz que se surpreendeu “um pouco, por dois motivos: primeiro por ter criado expectativas em outros tipo de eixos temáticos, segundo por eles terem colocado um tema extremamente fundamental para a nossa sociedade principalmente pelo atual cenário do país, um tema muito bem escolhido, gostei bastante”.

A estudante comenta que agora irá para o segundo dia de prova mais tranquila, “por já ter tido uma ideia do primeiro dia”. O segundo dia de prova do Enem será realizado no domingo (24). Serão aplicadas 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Fica proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões (que serão abertos às 11h30 e fechados às 13h, horário de Brasília) e sem a máscara de proteção contra a Covid-19.