Advogado ituano representa Abradep em missão brasileira nas eleições chilenas

Adriano Alves é Mestrando em Política, Especialista em Direito Criminal pela UCS e Eleitoral pelo TRE/SP (Foto: Divulgação)

O advogado eleitoralista Adriano Alves, fará parte da comitiva formada por brasileiros que acompanhará as eleições no Chile previstas para 21 de novembro. Na data serão eleitos presidente, governadores, senadores e deputados. O advogado representará a Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político). Seu relatório será enviado para a Justiça Eleitoral Brasileira e ao Congresso Nacional.

Essa análise deverá apontar questões como compliance, anticorrupção e o combate à desinformação, assim como o modelo jurídico eleitoral chileno. “Desta forma, o relatório da experiência no Chile, além de auxiliar na lisura do pleito naquele país, poderá ajudar na própria visão dos processos democráticos no Brasil. Tanto nos processos gerais, como nas eleições locais, propiciando um enfoque comparativo. Para mim é uma honra fazer parte desta missão”, ressalta.

Vale frisar que o desenvolvimento da democracia e de práticas democráticas nas instituições é o principal objetivo da promotora da missão, a CAOESTE (Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral). Neste sentido, representantes brasileiros participarão de reuniões com as autoridades do judiciário eleitoral, com os partidos políticos UDI, RN, PPD, CS, PR, FA, que participam da disputa eleitoral presidência, além de encontros com com Think Tanks y OSC e acompanhamento dos centros de votação no dia das eleições.

Adriano Alves é Mestrando em Política, Especialista em Direito Criminal pela UCS e Eleitoral pelo TRE/SP. É membro da Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP. Há mais de 10 anos atua em direito criminal e político. Seu escritório Alves & Franquini foi o primeiro a discutir sobre Fake News no Tribunal Regional Eleitoral em 2018, obtendo a primeira liminar para remoção de conteúdo enganoso.

O advogado ituano também é membro da Abradep (Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político) que tem como propósito fomentar um debate transparente e objetivo sobre democracia, além do estudo e difusão de temas sobre direito eleitoral.