Aprovação de empréstimo gera embate nas redes sociais

Panfleto com os vereadores contrários ao projeto foi publicado no Facebook de Gazzola (Foto: Reprodução/Facebook)

Deu o que falar a aprovação do Projeto de Lei Nº 17/2022, de autoria do prefeito Guilherme Gazzola (PL), que autoriza o Executivo Municipal a contratar operação de crédito junto à Caixa Econômica Federal, no âmbito do programa FINISA – Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento, na modalidade apoio financeiro, destinado à aplicação em despesa de capital e a oferecer garantias.

O referido projeto, aprovado na última terça-feira (15) em sessões extraordinárias, passou por oito votos a quatro. Votaram contra os vereadores de oposição: Eduardo Ortiz (MDB), José Galvão (União Brasil), Patrícia da ASPA (PSD) e Maria do Carmo Piunti (PSC). Entre as justificativas, os opositores ao atual governo criticaram o valor solicitado no financiamento: R$ 100 milhões.

De acordo com a justificativa do projeto, os recursos deverão ser investidos na ampliação e melhorias na redução de perdas de água, contribuirão para o planejamento do município e infraestrutura de pavimentação, no que tange à utilização dos recursos hídricos, além de corrigir problemas de interrupção do fornecimento de água por desabastecimento.

Quando a segunda discussão ainda acontecia, o prefeito Gazzola publicou, em sua conta pessoal no Facebook, um panfleto em um gramado com os dizeres “Vereadores que votaram CONTRA o investimento de R$ 100 MILHÕES para o abastecimento de água em Itu”, com a foto dos quatro opositores – panfleto esse que foi distribuído pela cidade. “Não é à toa que a sociedade já começa a se manifestar. Com todo respeito a população, mas votar contra investimento de 100 milhões para o problema da água já é uma atitude ridícula”, descreveu Gazzola na legenda da foto.

Assim que publicou a foto, a repercussão começou ainda em plenário. Ortiz e Maria do Carmo disseram ter orgulho de votar contra o projeto e que não precisam que o prefeito divulgue como eles votaram, pois eles mesmos fariam questão de fazer isso. Os opositores criticaram o empréstimo, dizendo que seria o “endividamento” da cidade e que recursos de outras áreas seriam usados para pagá-lo.

Já no campo governista, teve quem criticou a postura da oposição e endossou a atitude de Gazzola. “Discursam sobre a falta d’água, mas não querem investimento para que não falte água”, comentou o secretário de Educação, Plinio Bernardi Júnior. “Triste e lamentável a postura de tais edis”, disse o secretário de Governo e Casa Civil, o ex-vereador e presidente da Câmara Ricardo Giordani.

No plenário, o líder Normino da Rádio (Cidadania) reforçou que o empréstimo será usado para investimentos na Linha 02 do Sistema Mombaça (que terá sua capacidade de captação ampliada) e para levar água encanada para os moradores do bairro Vila da Paz. Ele também reforçou que Itu pode emprestar por ter o “nome limpo”. “Quantas cidades gostariam de estar assinando um projeto deste com a Caixa Econômica?”.

Até o fechamento desta matéria, a publicação de Gazzola contava com 191 comentários e 92 compartilhamentos – inclusive de opositores e assessores dos vereadores contrários a ele, que aproveitaram para criticar o projeto.

“Empréstimo não é investimento! É endividamento! Não posso compactuar com algo assim, numa cidade onde se gasta milhões em publicidade, em patrocínio de time, em carros de luxo para prefeito e vice! Queremos água, mas sem comprometer a saúde e a educação dos ituanos”, exclamou Ortiz, repostando a foto do prefeito.