Câmara aprova Polo Tecnológico e Industrial de Itu

O último projeto em pauta na sessão ordinária da última terça-feira (15) foi o Projeto de Lei Complementar Nº 2/2022, proposto pelo Executivo Municipal, que cria o Polo Industrial e Tecnológico do Município de Itu, em área doada pelo Governo do Estado de São Paulo, destinado ao desenvolvimento de empresas de base tecnológica e correlatas, estabelecendo diretrizes estratégicas para a atração de investimentos e geração de empregos, e dá outras providências.

A propositura foi aprovada por todos os vereadores em primeira discussão. A segunda discussão será na sessão ordinária da próxima terça-feira (22), a partir das 16h, no Plenário da Câmara. O polo contará com investimentos do Governo Estadual, por meio da InvestSP e do setor privado.

A previsão é a de que, após um ano de funcionamento, o polo – localizado em terreno de 1 milhão de metros quadrados no Distrito do Pirapitigui – já esteja empregando entre 2 mil até 2,5 mil pessoas. Segundo justificativa do projeto, o polo será “um catalisador de empregos, um importante celeiro de start-ups e de criação para novas tecnologias, conectando Itu com o restante do Brasil e do mundo”. 

O polo também será destinado ao fomento de atividades com base tecnológica e correlatas, assim como indústrias de transformação, centros de distribuição e logística, centro de pesquisa e tecnologia e bioeconomia nas áreas de (biotecnologia, biocombustíveis, nanotecnologia, energia renovável, agroindústria, tecnologias ambientais).

Outros projetos

Em segunda discussão, o Projeto de Lei Nº 5/2022, proposto pelo prefeito Guilherme Gazzola (PL), que autoriza o Executivo Municipal a transferir recursos financeiros às Organizações da Sociedade Civil no Exercício de 2022, e dá outras providências, foi aprovado por unanimidade. A propositura recebeu a Emenda Modificativa Nº 1, que teve como objetivo corrigir um erro de digitação na redação original do projeto.

Também sem segunda discussão, foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei Nº 9/2022, de autoria do prefeito Guilherme Gazzola, que dispõe sobre a criação e atribuições do Grupo Especial de Proteção Ambiental e Rural na estrutura administrativa, organizacional e hierárquica da Guarda Municipal da Estância Turística de Itu.

O Projeto de Lei Nº 11/2022, proposto pelo vereador Dr. Marcos Moraes (União Brasil), que denomina a atual Rua 19 do Jardim Madre Paulina como “Rua Maestrina Maria de Lourdes Barbosa”, foi aprovado por unanimidade em segunda discussão.