Asilo da Candelária se defende de denúncia em rede social

Na última terça-feira (09), uma página no Facebook denominada “Blog do Ituano”, realizou uma postagem que chamou a atenção de moradores da cidade de Itu. A publicação dizia que o Asilo Nossa Senhora da Candelária “fornecia alimento podre e cheio de ‘bichos’ para idosos”.

Ainda na postagem, foi dito que uma idosa atendida pelo asilo havia dado entrada na UPA (unidade de pronto-atendimento) no dia 1º de fevereiro com intoxicação alimentar severa. Também segundo o post, após o fato a Vigilância Sanitária (VISA) teria sido acionada e promovido uma vistoria no asilo quatro dias depois, sendo encontrada uma tonelada de alimentos impróprios para consumo humano.   

Como não poderia ser diferente, a postagem viralizou e o Periscópio esteve em contato com a Prefeitura de Itu, que confirmou a visita da Vigilância Sanitária ao asilo, informando que a mesma foi motivada após uma denúncia anônima para o 156 da Prefeitura de Itu e denúncia no GVS (Grupo de Vigilância Sanitária) Sorocaba. A administração municipal esclareceu ainda que após receber as denúncias, a VISA de Itu fez a inspeção no local e recolheu e descartou os alimentos impróprios.

“Foram encontradas 1 tonelada e 796 mil quilos de alimentos impróprios para consumo. Em seguida, a VISA de Itu elaborou relatório para a GVS, que está avaliando as medidas punitivas”, acrescenta em nota.

A Prefeitura informa ainda que foram realizadas orientações às nutricionistas da instituição e, diante do ocorrido, foram lavrados auto de infração e auto de imposição de penalidade, sendo realizada a identificação, apreensão e inutilização dos produtos.

O JP também esteve em contato com o Asilo Nossa Senhora da Candelária, que se pronunciou por meio de seu diretor, João Scaravelli. “Nós tivemos problemas com alimentos que estavam com ‘caruncho’ e separados para serem descartados. A gente não pode descartar em containeres, pois as pessoas que doam podem achar que estamos jogando fora”, explica.

Segundo informações, a nutricionista responsável pela verificação dos alimentos estava afastada com Covid-19, o que dificultou o acompanhamento. “Houve uma denúncia e foram tomadas essas providências. Estamos nos defendendo, mas nunca iríamos pôr alimento podre como saiu naquele blog. Nunca colocaria na mesa dos idosos os alimentos podres e sim sempre preservamos o melhor para eles, para dar a melhor vida pra eles”, acrescenta Scaravelli.

Após a repercussão da postagem, a reportagem do Periscópio constatou que a página “Blog do Ituano” havia sido deletada. Antes disso, a postagem sobre o asilo havia sido a primeira em quase um ano, já que o último post da página datava de 27 de fevereiro do ano passado.