ASPA alega estar sem recursos financeiros para manter 400 cães

 

aspa

Entidade, que gasta com mais de duas toneladas de ração por mês, informa que não vem recebendo subvenção da Prefeitura de Itu

 

Desde o dia 1º de janeiro deste ano, a Associação de Socorro e Proteção aos Animais de Itu (ASPA-Itu) está sem recursos financeiros para manter os mais de 400 cães do abrigo. A fundadora Patricia Daunt está em busca de parceiros para alimentar os cães. O consumo hoje é de mais de duas toneladas de ração por mês.

“A missão da ASPA exige muito trabalho diário e elevadas despesas mensais, com a construção e manutenção da infraestrutura, alimentação, limpeza, tratadores, cirurgias e tratamentos veterinários, além das despesas com o socorro de animais nas residências e ruas da cidade”, explica.

Desde 2007 existe o projeto de Lei nº 908 em que a Prefeitura concederia subvenção, na forma de prestação mensal, à ASPA-Itu, destinada a atender os encargos durante o exercício de 2008. Naquele ano o valor seria de R$ 2.500,00 mensais, pelo período de 12 meses.
Com o passar dos anos o número de cães aumentou, fazendo com que o valor sofresse ajustes. A ONG recebeu até o fim de 2016 um subsídio da Prefeitura de Itu no valor de R$ 5.500,00, o que custeava somente parte da ração. Um ofício foi entregue à Prefeitura em dezembro de 2016 solicitando o subsídio, mas ainda não foi atendido.

A entidade, que existe desde 2006, já ajudou mais de cinco mil cães na cidade. “Infelizmente não temos condições de recolher mais animais no abrigo. Estamos recusando os pedidos até conseguir uma verba mensal. De qualquer forma continuamos ajudando na divulgação através da nossa página no Facebook”, conta Patricia.
A fundadora disse que na última terça-feira (17) um homem foi até o abrigo para abandonar dois animais e agrediu verbalmente os funcionários que não recolheram os cães. “Muitas vezes abandonam animais no portão, nós instalamos câmeras para identificar essas pessoas, o que tem inibido essa ação”, complementa.

Quem quiser ajudar os cães pode entrar em contato através da página no Facebook (ASPA Itu) e também através do site www.aspa-itu.com.br.