Assembleia para “Nardy” aderir ao PEI é, enfim, realizada

Na noite da última quinta-feira (15), foi, enfim, realizada a assembleia para decidir se a Escola Estadual “Francisco Nardy Filho” irá aderir ao Programa de Ensino Integral (PEI). A reunião deveria ter sido realizada no fim de maio, mas acabou adiada por questões de saúde do diretor da unidade escolar.

De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o Programa de Ensino Integral apresenta inovações no desenvolvimento do protagonismo juvenil, como tutoria, clubes juvenis, possuem disciplinas diferenciadas.

O Periscópio não esteve presente na reunião, porém, de acordo com informações obtidas junto à professora Rita Diniz, diretora estadual do Sindicato dos Professores da Rede Estadual de Ensino (Apeoesp), o Conselho Escolar do “Nardy” votou favorável ao PEI, porém pais de alunos teriam reclamado a respeito do processo de implantação.

“Vamos averiguar junto a essas famílias o que de fato aconteceu, se houver necessidade representaremos junto. Ocorre que em outras unidades houve mais diálogo antes da aprovação ou desaprovação por parte da comunidade escolar e nenhuma outra gestão foi tão intransigente com a intervenção da entidade de classe”, diz Rita.

“Em muitas unidades participamos de reuniões até com a participação da própria direção defendendo a favor e nós defendendo contra. O resultado foi de fato a vontade da comunidade escolar juntamente com o referendo do Conselho de Escola. Não houve confronto de nenhum dos lados”, esclarece a professora.

À reportagem, Rita voltou a criticar o PEI devido “a exclusão que esse modelo de escola traz aos alunos. Aqueles alunos que precisam trabalhar, que desempenham atividades no contraturno como a realização de cursos, atividades esportivas, ou por algum outro motivo só podem estudar no horário noturno, têm que pedir remoção da unidade escolar, pois a mesma não funciona à noite. Tomara que o novo modelo atenda também o noturno. Acho difícil, mas em ano de eleições se vê de tudo”, aponta a educadora.

A respeito do processo de adesão do “Nardy” ao PEI, o Periscópio questionou a Secretaria Estadual de Educação, que esclarece por meio de nota que “o processo vai até o final do mês, que é o prazo que as escolas possuem para terminar as oitivas da comunidade e apresentar tudo para análise da Seduc [Secretaria de Educação]. Só teremos o resultado em julho”, encerra.