Espaço Acadil: Acolhimento

Maria Angela Pimentel Mangeon Elias
Cadeira  Nº 17 I Patrono Olívia Sebastiana da Silva

Se for ao dicionário você vai saber que “acolhimento” é um substantivo masculino vindo do verbo “acolher”.

E o que é “acolher?” Ah, acolher é abrigar, dar acolhida a, atender, receber. Muito bem! Então ficamos pensando no que pretendem aqueles, que, sozinhos em seu escritório ou nos computadores em suas residências, usam e abusam do termo, que, como outros, agora está “na moda”.

Fiquei também pensando em quais medidas o governo está tomando para “acolher” os professores colocados em salas de aula, as quais possuem as modernas tecnologias, compradas a peso de ouro por verbas nem sempre “bem vindas”… professores que correm de uma escola  para outra, a fim de amealhar alguns reais para suprir suas necessidades e, na sala de aula, além da tecnologia, só recebem falta de respeito!

Também fico imaginando por onde andará esse acolhimento aos vindo à escola mais para comer a famosa “merenda” fornecida pela escola chamada “publica”…Entretanto, a maioria desses alunos carrega consigo o bendito “celular”…

Onde está esse acolhimento às mães, e,muitas vezes, pais que, sozinhos por diversos motivos, trabalham (quando trabalham…) e precisam “tomar conta” dos filhos que têm?

E os avôs e as avós? Mudaram de função!!! Agora são levadores e buscadores dos netos pequenos às escolas, em vez da prazerosa função de “mimá-los” apenas.

O tempora! O mores! Como consertar isso?

Como fazer com que os governantes, de todos os níveis, seus secretários, principalmente os da Educação, percebam que estão lidando com PESSOAS e não com robôs?  Como mostrar a eles que, em lugar de computadores, inúmeras escolas estão realmente precisando de fechar rachaduras das paredes, pintar paredes, consertar telhados e, geralmente, limpar banheiros???

Possivelmente alguns executivos nem conheçam as condições das escolas para as quais fazem as “leis”!

E se formos para outras palavras? Como violência, etc. etc. etc.?

Bem, deixemos essas considerações para outra oportunidade…

Boa semana! E meditem…