Bailarina flamenca inaugura um novo espaço cultural neste sábado em Itu

Bailarina flamenca e atriz Camila Leitte em ação (Foto: Divulgação)

Neste sábado (13) ocorre a abertura do Arte en Tablado, espaço criado para proporcionar cultura e entretenimento por meio de diversas expressões artísticas como o flamenco, o balé, a dança contemporânea, as artes cênicas, a fotografia e o cinema. O Espaço conta com um pequeno teatro para apresentações, intervenções, shows e um estúdio com cursos e workshops.

Localizado na Rua Paula Souza, no Centro, o Arte en Tablado foi idealizado pela bailarina flamenca e atriz Camila Leitte, que já vinha para Itu no passado e mudou-se de vez durante a pandemia. Em conversa com o JP, ela falou sobre o sonho de abrir esse espaço – inspirado nos tablados da Espanha.

“Quando eu comecei a me envolver, passear, enxergar a cidade como uma possível moradora, eu falei ‘nossa, mas é muito legal essa cidade, é muito linda’. Eu sou apaixonada pelo Centro Histórico”, afirma Camila, que também é atriz formada pelo Teatro Escola Macunaíma, tendo atuado em peças teatrais e na minissérie “A História de Esther” da RecordTV.

Camila iniciou a carreira artística em 1995 como bailarina e atriz na Cia de Teatro e Baile Flamenco Juçara Corrêa. Em 2016 fundou o Grupo Arte En Tablado e deu início a projetos próprios produzindo e atuando em espetáculos flamencos. Desde 2015, atualiza-se anualmente na Espanha com renomados maestros nas escolas de flamenco.

A artista diz que vê potencial na cidade em todos os aspectos e diz que foi bem recebida desde o início, principalmente por integrantes da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Público – ela, aliás, fará oficina e apresentação de flamenco dentro do Festival de Artes de Itu, que foi aberto ontem (12).

“Fiquei apaixonada pela cidade, esse foi o motivo maior de construir esse sonho”. Ela, que residia em São Paulo, pensou em abrir o espaço na capital, mas lá seria mais um entre tantos. Em Itu, começou a buscar prédios que pudessem abrigar o Arte en Tablado e acabou encontrando o do antigo bar Almanaque, ao lado do Museu da Energia.

O prédio é tombado e precisou ser totalmente reformado, mas mantendo as características. “Quando entrei nela, pensei: essa casa é um tablado da Espanha”, relembra Camila, que está na “correria” pré-abertura e ansiosa para o funcionamento do espaço. “É um espaço para a cidade, não é meu espaço. Eu sinto que estou fazendo um espaço para todo mundo, para os artistas que quiserem usar, usufruir da forma que for possível. É um espaço nosso”, frisa a artista.

Sobre o espaço

O Espaço Arte en Tablado conta com o Pequeño Teatro, planejado para receber 70 pessoas e os mais diversos tipos de espetáculos, como produções teatrais, shows musicais, apresentações de dança e stand up.

Atualmente o Espaço Arte en Tablado conta com cursos regulares de Flamenco, Balé, Dança Contemporânea e teatro para todas as faixas etárias. As aulas são ministradas através de diversos métodos.

Além dos cursos regulares, o Espaço Arte en Tablado oferece, em seu estúdio, workshops de diversas áreas culturais como cinema, roteiro, dramatização, dança, fotografia, literatura entre outros. Os workshops ocorrem durante todo o ano e sua programação é sempre disponibilizada com antecedência no site e redes sociais.

O Espaço Arte en Tablado também possui um Café & Bar, aberto diariamente, a partir da 9h e nas noites de quinta e sexta. Também tem a Tienda, um espaço dedicado a moda contemporânea que vai oferecer inspiração e atitude por meio de uma vasta opção de roupas e acessórios desenvolvidos por conceituados estilistas. O Espaço Arte en Tablado fica localizado na Rua Paula Souza, 655, Centro.

Um comentário em “Bailarina flamenca inaugura um novo espaço cultural neste sábado em Itu

  • 16/11/2021 em 00:45
    Permalink

    É bom a proprietária do belo espaço abrir os olhos com a trupe da SeCult. Esse tipo de gente não suporta o sucesso dos outros. #ficaadica

Os comentários estão desativados.