Caged aponta saldo positivo na geração de empregos em Itu no mês de dezembro

Em dezembro de 2020, novamente Itu foi a cidade com maior saldo de empregos com carteira assinada na região, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta semana. Foram 1887 novos empregos com carteira assinada, fechando um saldo de 173. Com isso, a cidade supera o total de empregos formais de antes da pandemia. O destaque ficou para a contratação de jovens entre 18 e 24 anos, com 667 novas contratações.

No ano todo, Itu fechou com saldo positivo de 10 novos postos de trabalho. Apesar de modesto, o resultado pode ser considerado bom por conta dos reflexos da quarentena imposta pela crise da Covid-19, em que diversos postos de trabalho foram perdidos – somente em abril, por exemplo, foram -1.340.

Segundo o levantamento, Itu foi a única cidade da região a alcançar saldo positivo no mês de dezembro, com a criação das 173 novas vagas. Municípios como Indaiatuba, Porto Feliz, Salto e Sorocaba tiveram, respectivamente, baixas de -99, -266, -270 e -534. O cenário favorável em Itu se difere inclusive dos desempenhos do Estado de São Paulo e do Brasil, que registram perdas de empregos de -38.970 e -67.906 no período em questão.