Câmara e Prefeitura esclarecem boato a respeito de concurso público

Presidente do Legislativo, Givanildo Soares Foto: Arquivo

Na última semana, circulou nas redes sociais, por meio da página “Tribuna de Itu”, um boato de que Carla Fernanda da Silva, esposa do presidente da Câmara de Vereadores de Itu, Givanildo Soares, teria sido aprovada em 7º lugar em concurso público da Prefeitura local e que já estaria trabalhando, sendo que só havia uma vaga para o cargo que havia se candidatado(agente administrativo), levantando suspeita de irregularidade.

A reportagem do Periscópio esteve em contato com a Câmara Municipal e a Prefeitura, que esclareceram o caso. Em nota, a Câmara Municipal informa que “segundo o presidente da Câmara, o vereador Givanildo Soares da Silva, o Giva, sua esposa foi aprovada em 7º lugar no concurso público da Prefeitura de Itu e foi chamada regularmente para ocupar a vaga. Sua contratação ocorreu dentro da total legalidade, sendo que ela foi chamada apenas depois dos candidatos que foram aprovados antes dela. Ocorreram várias desistências, fato que foi comprovado e até objeto de reportagem publicada por um órgão de imprensa (site ‘Jornal de Itu’)”.  

Ainda em nota, “Giva também explica que alertou sua esposa sobre a possibilidade das pessoas questionarem sua contratação, mas ela fez questão de ir trabalhar, já que a aprovação no concurso foi mérito dela e ela optou por exercer seu direito legítimo de aceitar a chamada para ocupar a vaga, porque a contratação está totalmente dentro da legalidade e das regras do Concurso Público”.

À reportagem, a Prefeitura esclarece também por meio de nota que, “em relação à vaga de agente administrativo, houve contratações até o 12° lugar, seguindo a ordem de classificação. O único candidato dessa sequência que não foi contratado foi o 10º colocado, por não comparecer no prazo do chamamento. Não há impedimento de contratar mais do que está previsto no edital, desde que haja candidatos aprovados, efetiva necessidade de mais contratações para o cargo e disponibilidade financeira”.

2 comentários em “Câmara e Prefeitura esclarecem boato a respeito de concurso público

  • 01/10/2019 em 06:35
    Permalink

    Bem a prefeitura precisa observar o decreto federal, 9739, válido para toda adm pública, que trata sobre os critérios de vaga, aprovação e limitação em concurso público.
    a questão em Itu é que presta concurso para um cargo básico, de baixa escolaridade ou limitada e depois assume uma função tendo como subordinados empregados com cargo de nível superior, concursados.
    Que coisa heim……

  • 01/10/2019 em 21:38
    Permalink

    Que máfia onde um é cumplice do outro… Até compram reportagem. Ser humano nos decepcionam cada vez mais.

Os comentários estão desativados.